O glúten virou um assunto constante no campo da alimentação durante os últimos anos. Tanto no aspecto do emagrecimento, quanto na distribuição do conhecimento sobre a  doença provocada por sua ingestão. Essa capacidade de adaptação levou a discussão também para o mercado das cervejas, mais especificamente nas cervejas sem glúten.

A nova cerveja foi pensada para que o público celíaco não fique de fora dos amantes de cerveja, mas ela vem agradando uma faixa de consumidores bem maior. A retirada do componente também chama a atenção de quem mantém uma alimentação regrada, pois ela pode auxiliar em dietas mais restritivas.

Engana-se quem pensa que a retirada do glúten modifica as características de sabor da cerveja. Alguns testes provam que essa substituição não elimina a qualidade original de bebidas produzidas com malte, trigo ou outros grãos que contém a propriedade.

A economia do mercado cervejeiro vem respondendo muito bem a essa nova proposta de fabricação. Em 2015 a tendência aumentou em 62% o lançamento global das cervejas sem glúten. Mas, afinal de contas, como é o seu processo de fabricação?

Soluções para a produção de cervejas sem glúten

A cerveja sem glúten, ou com um teor baixo da substância, pode ser produzida de diferentes formas. Uma das opções mais básicas é adicionar cereais como sorgo, milho ou arroz, apesar de não portarem o glúten na composição, eles modificam o sabor e o aroma “tradicional” dos produtos feitos com malte de cevada.

Mas se você não quer abrir mão do sabor único da bebida, é importante conhecer uma novidade que vem movimentando os cervejeiros. Alguns pesquisadores da área apresentaram os benefícios da adição de algumas enzimas específicas no início do processo de fermentação.

Essas enzimas ajudam a decompor a proteína do glúten de forma a eliminar totalmente o fator alérgico dessa fabricação. O composto fica de fora da mistura, melhorando a qualidade e acentuando o sabor da cerveja sem que os alérgicos sejam prejudicados.

Algumas enzimas ainda melhoram o processo de construção da cerveja, que continua o mesmo que para as cervejas convencionais, mas agora tem a possibilidade de evitar a turbidez e levar aos consumidores um produto mais leve e com uma coloração perfeita!

Um cuidado essencial no processo de fabricação das cervejas sem glúten é a limpeza do seu kit de produção. Essa higienização evita a contaminação de tudo que é feito ali por componentes de glúten derivado de outras cervejas fabricadas nesse mesmo equipamento.

E quais os benefícios para a saúde?

Como já falamos, muitos consumidores que não são celíacos buscam as cervejas sem glúten por questões de cuidados com a saúde, e eles estão corretos, a bebida realmente contém alguns benefícios super importantes para nossa vida.

Eliminar a proteína da sua alimentação pode ajudar em diversas funções digestivas. Essa prática reduz o inchaço abdominal, melhora o funcionamento do intestino e auxilia no controle da compulsão alimentar.

Ela ainda contém em sua composição a maioria dos benefícios presentes nas cervejas convencionais, ajudando na prevenção da diabete tipo 02, na calcificação de ossos fracos e até mesmo no tratamento de pressão arterial baixa. Mas não se esqueça: esses benefícios só são bem-vindos a partir de um consumo moderado!

Investir no mercado da cerveja sem glúten vale a pena?

A crise financeira pode até ter influenciado uma queda considerável no consumo de cervejas no Brasil, mas os produtores independentes conseguiram usar essa queda como fator de impulsionamento para multiplicar o número de fabricantes do mercado.

Na base dessa pirâmide de crescimento encontra-se a tendência mundial das cervejas artesanais, que conquista todos os dias mais adeptos fiéis, e isso vale para consumidores e, principalmente, investidores. Esse interesse propõe de forma cotidiana a apresentação de novidades, e é aí que a cerveja sem glúten oferece ótimas oportunidades.

Com esse crescimento do mercado de cervejas artesanais, os fabricantes vem buscando aprimorar ainda mais suas receitas e elevar a qualidade de seus insumos, e isso inclui, quase de forma exclusiva, uma base de malte de cevada.

O público que não apresenta restrições com o componente tem cada vez mais opções para conhecer, mas e aqueles que não entram nessa qualificação? O nicho das cervejas artesanais ainda é muito pequeno, e é nessa novidade de mercado que mora uma grande oportunidade de investimento e crescimento de marca.

O perfil consumidor de cervejas mudou bastante no decorrer dos anos, atualmente ele procura por cervejas diferenciadas e que ofereçam novas experiências e sabores para o seu paladar. Some esse novo perfil, ao fato de que as taxas de intolerantes ao glúten crescem gradativamente e pronto, você tem um novo mercado para explorar.

Gostou da ideia? Comece a planejar sua cerveja sem glúten ainda hoje com os produtos da Indupropil! Aqui no nosso blog você encontra dicas de como fazer sua própria cerveja artesanal e muito mais. Confira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *