O mundo está migrando para as plataformas online nos mais diversos aspectos. Vender cerveja online já é uma realidade, acredite! A internet não para de nos surpreender!

Vender cerveja online exige uma plataforma de qualidade

Mesmo com a extensão da internet, nada é tão simples quando o assunto envolve competir por mercado.

Pouco se faz sozinho na internet, ainda que tudo seja muito mais descomplicado para os usuários, especialmente em relação à vendas, scams, taxas indecentes e bugs que, infelizmente, são uma realidade em muitos sites.

Você precisa ter uma boa plataforma, esse é o primeiro passo, está bem?  Um market place, seja de código aberto ou fechado, não importa, isso é relativo ao seu conhecimento.

O grande ponto é a experiência do usuário. Ele precisa se encontrar na sua página! Sites funcionais e bem organizados, agradáveis para navegar têm maiores chances de manter a visita e até fidelizar um cliente.

Invista em divulgação!

Vender cerveja online não acaba quando você terminar de categorizar os itens, reclinar-se na cadeira e espera as vendas começarem.

Na internet, você precisa ter uma grande predominância, precisa ser visto, falado, compartilhado, seguido, curtido. Por isso, divulgue!

Crie páginas nas redes sociais com artes interessantes, com conceitos que reflitam os princípios da sua loja, encontre públicos alvo e invista neles. Não deixe de fazer promoções, de ganhar um espaço em eventos, de criar o seu próprio conteúdo regularmente.

Um serviço SEO, por exemplo, é capaz de ajudar a dar uma guinada enorme no ranqueamento da sua página dentro das buscas, vale a pena pesquisar sobre o assunto!

Você pode começar a se associar com jornalistas e influencers que façam reviews de seus produtos e, se tiver sorte, pode viralizar algum conteúdo. Em tempos de tanta velocidade de informação, “memes” e conteúdos virais são uma arma poderosíssima de divulgação.

Faça um ótimo gerenciamento de seu estoque

Para vender cerveja online, você continuará tendo de ter um estoque físico. E costuma ser um pouco mais trabalhoso do que os estoques padrões, pois você precisará manter um estoque dos itens listados online ou com garantia de acesso a novos produtos dentro de um tempo que não extrapole as políticas de envio.
Tenha certeza de verificar sempre a qualidade do seu estoque. Ao perceber um produto encalhado ou com algum tempo até vencer, não hesite em fazer promoções. Uma boa promoção pode acabar afamando sua página ao atrair diversos cliques.
Certifique-se também de, sempre que encerrar uma venda, dar baixa no produto online para não correr o risco de vender uma unidade que não conta no estoque e ser obrigado a cancelar a venda para um cliente.
O mesmo vale para a entrada de produtos, não deixe de adicioná-los prontamente e categorizá-los nas tags e categorias corretas. E, é claro, não esqueça de fazer uma ótima descrição de cada produto.

Pense na sua logística de entrega

Esse talvez seja um fator que causa receio e/ou alguma dor de cabeça naqueles que desejam se aventurar pelo ramo: cerveja long neck e latas têm embalagens um tanto sensíveis e, em geral, os Correios e as transportadoras não são conhecidas por dar o tratamento mais delicado aos produtos que transportam.Ao enviar uma cerveja danificada, você terá de cobrir os prejuízos e, caso não tenha nenhuma modalidade de seguro ou não consiga sucesso no ticket com a empresa de transporte, certamente acabará tendo um prejuízo maior.
Outro fator determinante é o prazo! Os market places geralmente apresentam políticas sobre prazos ou você mesmo tem de estimá-los. É certo que cada região possui suas especificidades e pode acabar tomando mais tempo, mas você precisa calcular tudo isso e se adiantar inclusive a atrasos para evitar má reputação e reviews.

Com um bom diálogo antecipado é possível resolver muitos desses problemas, o pré e o pós venda são momentos sensíveis na relação do vendedor com o comprador e podem fazer toda a diferença. Por isso, aposte nessas etapas para humanizar suas relações.

Você terá de embalar seus produtos, não dá para transportá-los em uma simples caixa. Bebidas com gás, como as cervejas, podem ter o seu líquido comprometido. E quem compra uma cerveja especial online provavelmente está esperando um bom produto, não é verdade?

Acondicione muito, mas muito bem mesmo as latas ou garrafas e, mais do que isso, não deixe de marcar sobre o conteúdo frágil dentro da caixa, isso pode fazer grande diferença durante o transporte.

Ao invés de usar plástico bolha e pedaços de papelão para enviar o produto, investir em uma embalagem customizada talvez seja uma ótima ideia. Não precisa ser nada tão elaborado, mas só o fato de receber uma embalagem especial e única já muda toda a experiência, desde o desembalar da cerveja. Ela pode virar até coleção. Imagine que bacana!

O gesto de procedência e profissionalismo em usar uma embalagem customizada é um diferencial enorme. Dá até para aproveitar e enviar um pequeno brinde, um código de desconto, um adesivo com seu logo, um pequeno encarte com as outras cervejas daquela coleção.

Vender cerveja online é um negócio promissor, já que muitas cervejas especiais são relativamente raras e precisam ser importadas. Use seu ambiente para lançar um conceito e ganhar as redes sociais, cair no gosto popular dos usuários interessados no assunto.

Na Indupropil você encontra uma linha completa de artigos para cervejaria artesanal e muito mais. Ao assinar nosso newsletter, você receberá, em primeira mão, promoções e os melhores conteúdos sobre o mundo cervejeiro, confira já!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *