Se você é um produtor de cerveja artesanal ou um entusiasta desse ramo de negócio, esse assunto é para você! Por acaso, você já ouviu falar em cervejaria cigana? Quando se trata do início de um negócio, sempre é difícil, ainda mais quando estamos falando da produção independente de cervejas. Muitas vezes, há cervejeiros que já estão arrebentando em suas receitas, fazendo o maior sucesso entre os seus amigos e familiares. Aí, é quando se iniciam as conversas sobre transformar o seu hobby em um negócio e começar a ganhar dinheiro, mas como dar o primeiro passo? Bom, vamos entrar em um assunto que pode ser a saída para você. Confira!

Afinal, o que é uma cervejaria cigana?

Como falamos anteriormente, começar um novo negócio é sempre difícil, ainda mais quando estamos em uma carreira completamente diferente. São diversas dúvidas que passam em nossa cabeça, como aquele famoso receio de não dar certo, entre outras incertezas. Além de todas essas dúvidas, há também outros impasses que são bem reais: investimento, legislação e outros fatores que são complexos para quem quer começar a comercializar a sua cerveja.

Mas, o fato é que tudo precisa de um começo e, para começar, sempre indicamos estudar e se informar mais sobre como fazer. O primeiro fator que o cervejeiro deve se atentar e, provavelmente, você já deve saber é que, por lei, ninguém pode comercializar cerveja artesanal feita em casa, ou seja, se você começar a vender a sua cerveja feita em casa e a popularidade da sua bebida começar a crescer a ponto de incomodar cervejarias da sua região, é bem provável que a fiscalização do Mapa (Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento) bata à sua porta, feche o seu negócio e, ainda, lhe aplique uma multa. Isso pode significar o fim dos seus sonhos.

Por isso, para comercializar cerveja é preciso ter um registro no Mapa, com um número de inscrição válido e ativo, comprovando que o seu produto está certificado para comércio. Contudo, o órgão só te fornecerá este número caso você tenha a sua fábrica de cerveja com todas as especificações necessárias para o funcionamento de tal atividade.

É nesta hora que precisamos falar sobre as cervejarias ciganas. Trata-se de um modelo de negócio dentro do ramo cervejeiro que vem se popularizando no Brasil e funciona da seguinte forma: Um cervejeiro aluga o espaço de uma fábrica de cerveja por um curto período para fabricar uma leva da sua própria cerveja e, assim, poder comercializar a sua marca no mercado.

Vale a pena investir no modelo de negócios de cervejaria cigana?

Essa é uma questão bastante relativa, já que depende muito do seu patamar de vida no momento. Depende também, do quanto você deseja correr atrás desse sonho, se realmente você quer viver da venda da sua marca de cerveja artesanal, se você quer se tornar um grande mestre cervejeiro.

Se a sua intenção for essa mesmo, este pode ser um passo importante em direção ao seu sonho, sobretudo se você não tem capital para abrir uma fábrica de cerveja ou uma micro cervejaria. Se você tiver o capital necessário para alugar um espaço que poderá fabricar uma quantidade boa da sua cerveja, será possível testar a popularidade do produto e também começar a juntar capital para, um dia, realizar o seu sonho.

O modelo de cervejaria cigana tem ganhado popularidade também devido à união da comunidade cervejeira, que busca se apoiar mutuamente. Afinal, aquele mestre cervejeiro de sucesso, que já é proprietário da sua fábrica de cerveja, também já foi um sonhador algum dia e precisou começar de alguma maneira. Por isso, apoiar amigos de profissão é natural e também fortalece a cultura da cerveja artesanal, ampliando o mercado de modo geral e, consequentemente, ajudando todos a crescerem.

Mas, para isso acontecer, é preciso que você esteja preparado e tenha a sua receita coringa, aquela que será um sucesso. Assim, você estará confiante para entrar neste mercado, afinal, quando o produto é bom, ele é valorizado e tem bastante saída no comércio.

O termo “cervejaria cigana” faz referência ao estilo de vida cigano, que não tem morada fixa e sempre está viajando por cidades distintas. Para muitos mestres cervejeiros, o modelo de cervejaria cigana foi o primeiro passo para deixar de ser homebrew e ir em direção de ter a sua própria cervejaria.

Todo sonho precisa de um primeiro passo e cabe a você avaliar o quanto este sonho vale a pena e se este é um modelo de negócio válido para a sua situação.

Independente da sua decisão, a Indupropil é uma das maiores fornecedoras de equipamentos e insumos para pequenos, médios e grandes produtores de cerveja. Temos diversas equipamentos profissionais, tanto para quem quer iniciar a sua produção em casa, quanto para quem quer abrir a sua cervejaria. A verdade é que estamos aqui para fazer uma grande parceria e realizar o seu sonho. Acesse a nossa loja e confira!

3 Comments

  1. Cervejeiro artesanal que tem sua receita, tem sua marca registrada no INPI, pode contratar uma cervejaria para produzir a sua receita e vender a marca?
    ou o cervejeiro terá que fazer o registro de sua própria cervejaria ? se tiver um modelo de contrato gostaria de visualizar.

    FABIANO BAGETTI
  2. Olá.
    Tudo bem por?
    O que eu preciso para ser uma cervejaria cigana?
    Quais as documentações necessárias?
    Tenho uma Hamburgueria e já faço cerveja em casa para meu consumo, mas gostaria de no futuro vender minha própria cerveja.
    Muito obrigado e um grande abraço.

    Fernando

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *