Em um cenário em que a maioria dos mercados estão saturados de produtos que, muitas vezes, são semelhantes, inovar radicalmente já é um bom negócio. E se tratando de cervejas, não poderia ser diferente. Criar cervejas diferentes, em um ambiente onde a tradição costuma ser quase uma regra, pode ser uma saída interessante para aqueles que não possuem os mesmos recursos das cervejarias tradicionais.

Muitos produtos de sucesso caíram no gosto popular justamente por trazer mais do que o novo: o incomum. Aquilo que é desconhecido tem um forte apelo em relação aos consumidores regulares de determinada cerveja, que já tomaram muitas bebidas padrões e buscam algo desafiador. Quer aprender, portanto, como produzir uma cerveja exótica? Acompanhe o artigo e confira o que separamos para você!

Mas, afinal, como fazer cervejas diferentes?

Uma das principais características daquilo que é considerado exótico é a forma como ele se diferencia de todo o resto. Fazer cervejas exóticas, assim como outros produtos, especialmente bebidas e alimentos, parte desse princípio de desafiar o paladar. E vencer a expectativa do paladar é uma conquista de poucos.

A grande maioria das cervejas diferentes aposta em ingredientes inimagináveis numa composição tão simples e pura como a da bebida. Existe uma variedade de aromas raros, característicos de regiões específicas, flores, frutas, ervas e outros tipos de condimentos que podem amplificar ou mudar completamente o sabor de uma cerveja. No Brasil, por exemplo, encontramos composições com rapadura, jabuticaba, guaraná, mel.

Muitos itens têm um grande potencial para aumentar o amargor, acidez, frescor, doçura, densidade, mas são poucos explorados. Nós falamos acima apenas de ingredientes comuns em um país, imagine a variedade de especiarias incríveis e curiosas ao redor do mundo!

Há também os tipos de cerveja que apostam em fórmulas que beiram o absurdo e ganham uma parte de seus adeptos, não por parecerem saborosas de uma maneira curiosa, mas por parecer absurda a ideia de envasar algo com tais composições

Elas desafiam os consumidores a ter aquela experiência surreal e irônica, para contar aos amigos e guardar o rótulo comum troféu. E, por vezes, acontece dessas cervejas serem realmente saborosas e apreciáveis. Mas a sua notoriedade ainda está relacionada à combinação irreal de ingredientes que intriga o consumidor.

Alguns exemplos dessa excentricidade são avistados em cervejas compostas com água de icebergs, viagra, café civeta (o famoso café de cocô de gambá), levedura de barba e até com os ingredientes de pizza. Você experimentaria alguma dessas?

Pense também na apresentação da sua cerveja?

Mais do que uma simples bebida incomum, produzir cervejas diferentes é criar um conceito para o produto. Ninguém paga um preço extra por uma longneck de água de iceberg para tomar como qualquer cerveja. Existe sempre uma circunstância especial. Você pode, por exemplo, ao criar um sabor incomum, pensar em algo que harmonize bem com ela e dar a recomendação. Não há dúvidas de que, imediatamente, aparecerão curiosos para experimentá-la!

É comum, também, que os rótulos façam piadas, pequenas “puns” ou campanhas publicitárias extremamente inusitadas com os ingredientes exóticos utilizados. Uma cerveja nacional, por falar nisso, fez rótulos de conscientização sobre o Novembro Azul, mês de prevenção ao câncer de próstata, outra, tentando alcançar a curiosidade do público LGBTQ, criou a “Primeira cerveja transgênero”, em que o sexo do lúpulo foi modificado geneticamente antes da colheita.

Definitivamente, sua embalagem será a vitrine da bebida. É nela que estará expresso o conceito da sua cerveja. O formato da garrafa e, acima de tudo, a ilustração do rótulo são pequenos espaços onde muito deve ser dito para atrair o interesse dos cervejeiros. Não tenha medo de inovar! Muitas vezes, esse é justamente o diferencial que alavanca a popularidade de uma cerveja.

Felizmente, existe um mar de possibilidades quando se fala de bebidas e alimentos, especialmente para a cerveja, que, além de uma tradição milenar, conta com um grupo enorme de apaixonados ao redor do mundo com sede de novas experiências. Várias receitas incríveis podem custar não mais que atitude inovadora, coragem e experimentação!

No site da Indupropil você encontra todos os equipamentos para preparar suas bebidas artesanais com as melhores condições e produtos. Acesse já e confira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *