Saber como fazer uma Kölsch, opção popular de Vollbier, pode dar uma boa variada no seu roteiro de cervejas.  A Kölsch é uma cerveja tipicamente alemã, da região de Colônia (Köln), de onde herda seu nome. É uma ale, mas, embora tenha alta fermentação, é uma cerveja muito mais suave que suas semelhantes por ser maturada como lager, ou seja, com temperaturas mais frias.
Relativamente suave, límpida, fresca e equilibrada, a Kölsch possui notas lupuladas e é de fácil assimilação por qualquer paladar. Combina perfeitamente com diversos tipos de comidas e petiscos típicos de cervejeiros: batata frita, salsichão, calabresa, salame.
Aprenda como produzir sua Kölsch para agregá-la a seu repertório de cervejas. Apesar das recomendações e insumos darem uma ótima base, você pode fazer as alterações que desejar, tudo depende de sua criatividade. A nossa receita, a propósito, resulta em torno de 20 litros. Vamos lá?

Afinal, como fazer a Kölsch? Anote aí!

Preparação:

Separe seu caldeirão e os equipamentos esterilizados e sanitizados, cheque as conexões, se seu recirculador está operante, e adicione 23 litros de água mineral, deixando a água aquecer em fogo alto.

Brassagem

Ao atingir a média de 72o, adicione os maltes que contém no kit devidamente moídos.
Por 1 hora, faça a mistura dos maltes com a água para gerar o mosto, procure manter a temperatura média de 68 e 71o. Após esse tempo, deixe o mosto descansar com o fogo desligado e sem mexer o conteúdo do caldeirão por uma média de 12 minutos.

Recirculação

Durante 15 minutos, ative o recirculador de seu caldeirão ou vá jogando levemente o mosto na medida que retira e recoloca na panela, até que o líquido comece a ficar mais cristalino. Você pode usar uma escumadeira para auxiliar o processo.
Depois, despeje com cuidado ou trasfegue o mosto em outra panela ou balde.
Caso queira aumentar um pouco o volume do mosto, faça uma lavagem dos maltes cuidadosamente para obter mais insumo. Do mais, comece a preparar sua panela para fervura.

Fervura

Com o mosto depositado na panela e sem o bagaço do malte, inicie uma fervura entre 68 e 72o, deixe o mosto ferver com a panela semiaberta por mais ou menos 1 hora. Adicione o primeiro lúpulo do kit logo no início, com 10 minutos de fervura e, quase no final, acrescente o segundo envelope.
Dê outra descansada curta de 10 minutos após a hora de fervura e comece com o whrilpool, fazendo um redemoinho com a pá no centro da panela para que todo o conteúdo fique no centro, o trub e a parte mais densa do mosto. Se preferir, você já pode fazer o resfriamento simultaneamente com seu equipamento de chiller. O ideal é trazer o mais rápido possível a temperatura do mosto para os 30°/25o para a inoculação do fermento.

Fermentação

Transfira através da trasfega o mosto para seu fermentador cônico e, quando estiver bem assentado, inocule o fermento que acompanha seu kit de insumos.
Dentro do fermentador, devidamente isolado e longe da luz do sol e choques, deixe que o mosto fermente na temperatura média de 18o por 7 dias. Caso não seja possível atingir essa média de temperatura, você pode fermentar em temperatura ambiente também, pois posteriormente haverá uma nova etapa:
Na maturação, retire o fermento do fermentador e, apenas com a cerveja no fermentador, coloque-o em um resfriador para ser maturado a 9o por mais 5 dias.

Priming e Envase

Agora que sua cerveja está quase pronta, é hora de fazer o priming de refermentação. Prepare 400mls de água fervida com 110 gramas de açúcar e 4 gotas de limão e una ao líquido da cerveja.
Com o auxílio dos instrumentos de envase, transfira a cerveja para as garrafas e as mantenha de 6 a 7 dias descansando, em pé, para a refermentação em temperatura ambiente.
Após perceber que ficaram gaseificadas, já dá para colocá-las na geladeira e prepará-las para beber!

Gostou da receita? Seguindo esses passos você com certeza irá produzir uma Kölsch agradável para curtir com os amigos ou vender com seu selo. Sinta-se livre para fazer suas alterações e nos dar um feedback de como foi o resultado!

Na Indupropil você encontra todos os equipamentos para preparar sua cerveja artesanal em casa. Para conferir outras receitas, dicas e novidades, acompanhe nosso blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *