Muito do que envolve o ato de beber cerveja está ligado a tradições. Quanto mais sabemos sobre esse mundo fascinante, mais agradável se torna esse gesto que deixa de ser hábito para se tornar experiência.

Com certeza você já notou a grande variedade de copos de cerveja. Apesar de aqui usarmos alguns padrões mais comuns, isso muda de acordo com a cultura e com o tipo de cerveja mais consumido.

Alguns tipos de copos de cerveja populares e suas funções

A apresentação da cerveja é algo importante. Observar a cor, densidade, gaseificação, formação de colarinho… Tudo isso tem um apelo muito forte para as pessoas que gostam de apreciá-la.

Mais do que isso, o formato do copo favorece algumas propriedades especiais de determinados tipos de cervejas. Por exemplo, para cervejas mais aromáticas a boca é mais curvada para favorecer sua propagação, enquanto cervejas mais gaseificadas e refrescantes costumam ter o corpo mais fino e uma base para evitar a absorção excessiva de calor e assim por diante.

Na lista a seguir, selecionamos alguns dos tipos de copos de cerveja mais usados, suas funções e recomendações:

Pilsner

É inevitável não começar pelo mais popular no Brasil, o copo de pilsner tem corpo fino e uma base para evitar a propagação de calor, com a boca mais aberta para a formação de aroma do lúpulo.

Pint

O tipo Pint é muito famoso na Europa, especialmente no subcontinente do Reino Unido. Lá, bebe-se muitas cervejas Bitter e Stout. Diferente dos copos pilsner, que geralmente não passam de 330mls, os Pints chegam a meio litro de capacidade. São marca registrada em pubs, principalmente em cervejarias como a Guinness.

Tulipa

Apesar de darmos esse nome aos copos de lager e pilsner, o copo tulipa tem um aspecto de taça, com o fundo mais amplo, que permite observar a formação da espuma. É muito usado para cervejas Ale mais fortes e densas.

Caneca

As canecas são comuns para chopp e outras bebidas servidas com pressão, que chegam com muita espuma e precisam de espaço para assentar o líquido. Por comportar um volume grande de cerveja, elas possuem alças e são encontradas em versões de metal e cerâmica.

Há um modelo mais extremo, o MASS. É um copo alemão que comporta um litro de cerveja, ideal para festas, como a Oktoberfest.

Weizen

Os copos para cervejas de trigo têm um design especial, com o fundo prolongado para assentar o fermento remanescente na garrafa, assim ele sempre se move e mistura com a bebida e preserva um espaço para a formação do colarinho no topo. Ótimo para cervejas de trigo, como a Witbier.

Copos Cilíndricos

Preparados para cervejas mais douradas e aromáticas, como a Kölsch, os copos cilíndricos criam uma apresentação muito atraente para esses tipos de cervejas com cores bem vivas.

Snifter

Os copos de conhaque, com formato de taça fundo volumoso são especiais para cervejas bem fortes, especialmente cervejas pretas, bem torradas, com aroma forte e sedimentos ao fundo que precisam ser misturados. Graças a seu fundo, permite fazer movimentos constantes para misturar a levedura sem derramar.

Caldereta

Similares aos pints, o caldereta possui uma versão mini que é bem popular nos bares brasileiros, é o famoso copo americano. Muito versátil, o caldereta é indicado para as Ales bem lupuladas, como as IPAs.

Lager

Muito comum nos bares e usado para se tomar chopp, o copo lager é um pouco mais volumoso que o pilsner e com a boca mais aberta.

Se você é colecionador e apreciador, é provável que já tenha alguns desses modelos em sua estante. Muitos estilos de cerveja possuem uma forma tradicional de consumo para que sejam aproveitados totalmente.  É por isso que contar com variados tipos de copos de cerveja é quase uma obrigação dos cervejeiros.

Aqui na Indupropil você encontra diversas opções para montar sua coleção e se tornar um expert no assunto! Não deixe de conferir!

Para acompanhar mais artigos sobre o mundo das cervejas, dicas, curiosidades e tutoriais, assine nossa newsletter e receba nossos conteúdos sempre em primeira mão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *