Tanto para você que é fabricante de cerveja artesanal quanto para você que é apenas um degustador, é fundamental conhecer e saber diferenciar cada um dos diferentes tipos de cerveja.

Afinal, está crescente o mercado de variedades de cerveja no país e por ser algo ainda novo é comum a confusão entre as famílias de cerveja.

Mas está na hora de começar a entender bem sobre elas, então, preparamos um guia sobre as variedades da cerveja para você ir, aos poucos, se tornando um expert dessa bebida!

Confira, a seguir, as principais famílias de cervejas e as características que ajudarão você a diferenciá-las.

Por que saber diferenciar os tipos de cerveja?

Antes, as cervejas eram diferenciadas apenas entre claras ou escuras e fortes ou fracas, hoje, há uma série de diferenciações como leves, encorpadas, amargas, doces etc.

Essas informações tiveram acesso público depois do início dos cursos e pesquisas voltadas para esse assunto. Ou seja, de certa forma, depois do início da produção da cerveja artesanal.

A verdade é que ter acesso a essas informações modificou o jeito de beber cerveja.

Por isso, para um fabricante de cerveja artesanal é fundamental saber o tipo certo de cada cerveja, afinal, por exemplo, há uma temperatura ideal para cada uma delas.

E deixar a cerveja na temperatura ideal é importante para as vendas, pois a cerveja no ponto ideal favorece o paladar de quem a prova, fazendo, assim, que a cerveja seja melhor apreciada e que, mais importante ainda, ela volte a ser degustada pelo mesmo cliente.

Quais os tipos de cerveja?

Primeiro, é preciso saber que existem os tipos, os estilos e os subestilos das cervejas.

Quando se fala em tipos de cerveja se trata da família em que ela pertence, podendo ser Ales ou Lager.

O que as difere é a fermentação, a coloração e o teor de álcool. Já quando se fala sobre os estilos e subestilos se trata da combinação desses elementos. Com isso em mente, vamos entender cada família, estilo e subestilo, a seguir:

Família Lager

Então, vamos começar entendendo sobre a família Lager, que é a mais consumida no Brasil.

Esse tipo de cerveja é mais carbonata, ou seja, é campeã naquele processo que consiste em adicionar e manter as famosas bolhas na bebida, por isso, a popularidade.

O início da fermentação dessa bebida tem a temperatura mais baixa, ficando entre 6 e 12 graus, além de possuir a coloração dourada e ser filtrada. Essa família tem os estilos Light Larger, Dark Lager, Bock e European Lager. Cada estilo contendo seus subestilos:

Estilo Light Larger

Pilsen: possui aroma e o sabor acentuados pelo lúpulo que dá um leve amargor. Além disso, possui coloração clara, possui baixo corpo, fermentação e teor alcóolico.

American lager: possui pouco amargor, aroma suave de cereais, coloração dourada e cristalina. No Brasil, esse é o estilo mais consumido, como Skol, Brahma e Kaiser.

Premium Lager: possui pouco malte e aroma de lúpulo. Tem coloração próxima ao dourado e corpo médio. No Brasil, temos como exemplo a Heineken e Stella Artois.

Helles: possui bastante malte e pouco lúpulo no preparo, deixando com menos amargor e próximo ao sabor de pães e biscoitos.

Dortmunder Export: contém malte e lúpulo em quantidade equilibrada, deixando a bebida adocicada e amarga, ao menos tempo. Possui uma espuma consistente e sua coloração é dourado escuro.

Japanese Rice Lager: com sabor suave, tem origem no Japão, é produzida com arroz e tem longo processo de fermentação transformando quase todo o açúcar em álcool.

Estilo Dark Lager

Munich Dunkel: tem baixa fermentação, possui coloração marrom escura e seu malte Munich oferece um doce amargor com pitadas de chocolate, caramelo e nozes.

American Dark Lager: possui coloração escura, baixo corpo, bastante espuma, pouco aromática, baixo malte e lúpulo.

Malzbier: é doce, tem baixo teor alcoólico, contém xarope de açúcar e caramelo deixando sua coloração escura.

Schwarzbier: sua coloração é preta, o aroma com maior predominância é o do malte torrado, pode conter caramelo, café ou chocolate de forma leve.

Estilo Bock

Tradicional Bock: seu aroma tem o malte de forma moderada, percebido como pão, não tem o lúpulo muito perceptível em seu aroma para dar equilíbrio. Sua cor varia entre o cobre claro ou um marrom.

Doppelbock: sua coloração pode variar de âmbar até um vermelho rubi, possui espuma cremosa e dá destaque para o malte em seu gosto e aroma.

Helles Bock: sua coloração pode ir do dourado até o âmbar, possui aroma moderado ou intenso se tratando do malte e do pouco lúpulo. Em seu sabor predomina o malte torrado.

Estilo European Lager

Vienna: por não ser comum encontrar a receita original há variações entre produções mais amargas e forte e outras mais adocicadas. Sua coloração varia entre âmbar e cobre claro e seu aroma é leve e com poucas característica do lúpulo e do malte.

Marzen lager: com alto teor alcoólico, sua coloração varia entre âmbar e marrom. Possui aroma leve sendo possível sentir notas de pão tostado e um pouco de lúpulo. Seu sabor é adocicado de forma leve sendo possível perceber um pouco de caramelo.

Família Ale

É o processo de fermentação que diferencia a Ale da Lager, pois a primeira, possui alta fermentação.

A temperatura na produção de cervejas Ale ficam entre 15 e 24 graus ou até mais que isso, em alguns casos.

O tipo de fermentação usado no processo das cervejas dessa família desenvolve variados sabores dos conteúdos da cerveja, deixando o lúpulo e as frutas mais acentuados.

As cervejas da família Ale são mais encorpadas e o sabor varia entre doce e amargo. Sua cor também varia, podendo ser clara ou escura.

E por esses motivos é que existem vários estilos e subestilos dessa cerveja. Confira:

Estilo Pale Ale

American Pale Ale: possui coloração dourada a âmbar profundo, seu aroma lembra pão tostado, contém amargor médio, mas com um toque suave no final.

English IPA: possui cor clara, pouco lúpulo, sua cor pode ser de dourada a cobre profundo, aroma terroso e malte e baixo nível de álcool.

American Amber Ale: sua cor pode variar entre cobre claro e cobre. Contém menos lúpulo, menos álcool dando um caráter leve e equilibrado.

American Strong Ale: fortes e com alto teor alcoólico. Consideradas cervejas com muito sabor por terem maior teor de lúpulo e malte. Contém aroma cítrico e coloração que pode variar de âmbar até o cobre escuro.

Estilo Altibier

Esse estilo de cerveja não possui subestilos e se caracteriza por sua coloração cobre, possui pouco gás e combinação perfeita de lúpulo e malte dando o aroma tostado de pães à cerveja.

Estilo trigo

Weissbier: é composta por, pelo menos, 50% de malte de trigo e o restante por malte de cevada, é clara e possui espuma consistente.

Hefeweizen: é uma cerveja não filtrada, ou seja as leveduras do trigo se misturam ao resto da cerveja, possui tonalidade avermelhada e um pouco amarelada.

Dunkelweizen: são cervejas de trigo escuras, possuem menos de 50% de malte, trigo torrados ou caramelizados, possui corpo médio. E em seu sabor pode ser notado o gosto de cravo, banana, baunilha e levemente tuti-fruti.

Weizen: cerveja de trigo com malte tostados, sem muito lúpulo, forte presença de álcool. Sua cor varia de cobre a um vermelho tipo rubi. Em seu aroma é perceptível o cheiro de banana, cravos e frutas escuras.

Witbier: cerveja de trigo, leve, possui coentro e frutas como laranja ou casca de limão em sua composição. Baixo teor de álcool, corpo mais leve e possui cor amarelo claro. Além de ser refrescante.

Berliner Weisse: possui coloração clara, mas pela adição de frutas pode tomar cores diferentes, é leve e refrescante, possui acidez, devido a utilização de lactobacillus.

Estilo Porter

Esse estilo de cerveja é bastante confundido com a Stouts. Antigamente, o nome Stout surgiu de uma diminuição do nome “Stout porter” que era usado para classificar as Porters mais fortes. Isso até hoje ainda causa confusão.

Hoje, o estilo Porter não tem mais subestilos é caracterizada como uma cerveja mais suave, possui de 1% a 2% a menos de álcool em relação a Stout.

São cervejas mais escuras e apresentam sabor e aromas de café, chocolate e caramelo.

Estilo Stout

A cerveja com estilo Stout são escuras, quase negras, adocicadas quase lembrando chocolate, café ou malte torrado. Tem alto teor alcóolico e pouca carbonatação.

As famílias os estilos e os subestilos aqui apresentados não são todos os existentes, são os principais, os quais podem fazer bastante diferença na hora de decidir qual cerveja tomar, ou qual sua cerveja preferida, dependendo do clima ou do seu paladar.

Agora você conseguirá identificar sabores que nunca havia sentido enquanto degustava uma cerveja.

Continue acompanhando as postagens da Indupropil, temos muito mais sobre a produção de cervejas para apresentar a você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *