Antes, as cervejas consumidas em confraternizações, botecos ou mesmo em casa eram acompanhadas de porções de carne assada, porções de batata, mandioca frita ou mesmo com porções de frios (queijos, presunto, salame, azeitona e ovos de codorna).

Agora, as cervejas artesanais agregam um conceito diferente ao menu dos cervejeiros: são os hambúrgueres artesanais! Mas, como essa combinação pode dar certo? Vamos entender o porquê de o brasileiro estar amando esta combinação que, definitivamente, deu certo!

Por que apostar em hambúrguer e cerveja artesanal?

Se há uma tradição que é seguida à risca aqui, em nosso país, é, sem dúvidas, o churrasco com cerveja. Quase sempre esse churrasco tem um elemento que também é muito consumido pelo brasileiro todos os dias: o pãozinho.

Aí você pensa: carne com pão e cerveja – por que não unir hambúrguer artesanal com cerveja artesanal? Sim, foi exatamente essa evolução que ocorreu no mercado brasileiro nos últimos anos. Com a gourmetização em alta, os investidores viram uma excelente oportunidade de negócio ao fazer essa união.

O clássico x-salada, agora, deu lugar aos hambúrgueres artesanais, enquanto as cervejas artesanais ganham cada vez mais espaço no mercado em relação às cervejas industrializadas. Para se ter uma ideia, o mercado de hambúrguer artesanal passou por um período que foi um verdadeiro boom de 2016 até 2019.

Uma pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2018, relatou que houve um crescimento de 30% de novas hamburguerias associadas à ABF de 2016 até 2018. Este número, com certeza, será ainda maior em 2019, quando esses dados forem atualizados.

Já com relação ao consumo de cervejas artesanais, também houve um crescimento considerável. Segundo uma pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva) em 2018, houve um crescimento de 35% de novas fábricas de cervejas artesanais registradas no país.

Já a Mind Miners revelou que, entre os consumidores assíduos de cerveja, 59% afirmam que a característica artesanal agrega muito mais qualidade às cervejas. Enquanto isso, 45% dos entrevistados também afirmaram preferir consumir a cerveja artesanal em detrimento das cervejas industrializadas.

Apesar do público ser formado, majoritariamente, por homens de classes AB, as mulheres dessas classes também estão preferindo o consumo de cervejas artesanais. A classe C também tem uma porcentagem dentro dessa margem de crescimento e 52% afirmaram ter provado ao menos um rótulo de cerveja artesanal.

Por que as hamburguerias estão investindo em cerveja artesanal?

É justamente pela percepção de que os crescimentos de ambos os mercados estão caminhando juntos, já que a bebida pode combinar muito bem os sabores das carnes, queijos, saladas e pão.

Inovação e diversificação são fatores primordiais nestes mercados, afinal, a maioria dos consumidores afirma que a escolha desses produtos em suas versões artesanais é exatamente pelo fator inovação.

Por isso, há tantas opções diferentes no mercado, tanto em hambúrgueres, quanto em estilos de cervejas artesanais. As possibilidades de harmonizações diferentes são infinitas e a grande competição está exatamente nesse fator, pois, cada cervejaria artesanal terá as suas próprias cervejas e o seu próprio cardápio de hambúrgueres artesanais. Os detalhes fazem toda a diferença: apresentação, sugestões de consumo, acompanhamentos, ou seja, na hora de conquistar clientes vale tudo!

Mas, realmente, vale a pena investir neste mercado?

Como você pode perceber ao analisar os dados acima, é possível ver que o consumo de hambúrguer e cerveja artesanal tende a crescer consideravelmente ao final de 2019 e ainda mais em 2020.

O sucesso do seu negócio também dependerá do talento da sua equipe, tanto em produzir cervejas, quanto em caprichar nas receitas de hambúrgueres. Há muitas harmonizações entre este prato e essas bebidas e, com criatividade e estudo de mercado, você ainda tem muitas chances de surpreender e conquistar o seu público. Afinal, as pesquisas apontam que não se trata de um mercado saturado e sim um mercado em expansão.

Se você já é mestre cervejeiro e já tem as suas receitas de cervejas artesanais, vale a pena começar a aprender receitas de hambúrgueres e testar combinações diferentes. O contrário também é verdadeiro: se você é um mestre na arte do hambúrguer, é válido começa a investir tempo e dinheiro para ter as suas próprias cervejas artesanais.

O fato é que, se você quer investir neste mercado, há muito a se aprender e a se conquistar. Pense muito bem nesta possibilidade!

Equipamentos para cervejeiros iniciantes é na Indupropil!

Se você já é um produtor de cervejas artesanais, com certeza já conhece a Indupropil. Porém, se você ainda é inexperiente neste ramo, saiba que na Indupropil você encontra Kits para produção de cervejas artesanais de 10 até 100 litros.

Também disponibilizamos livros especializados em cervejas artesanais para orientar os seus estudos, além de cursos completos para quem deseja, realmente, investir nesta carreira.

Também oferecemos softwares para administração da produção de cervejas artesanais que são incríveis. Neles você consegue inserir as medidas, tempo e quantidades de insumos de cada etapa de produção.

Com um software como o Beersmith da Indupropil, você poderá montar receitas, controlar o estoque de insumos (como maltes, fermentos, lúpulos, açúcares fermentáveis, especiarias, etc.) e a correção de água para a sua produção, além de ter acesso a receitas previamente desenvolvidas.

Há duas versões do Beersmith disponíveis e você pode escolher aquele que melhor atende a suas necessidades, para otimizar a sua produção de cervejas.

E aí, gostou das nossas dicas de negócio para hamburguerias com cervejas artesanais? Ou seria cervejarias com hambúrgueres artesanais? Isso não importa, o que vale é fazer sucesso com o seu negócio. Com as dicas da Indupropil, tudo fica mais fácil. Por isso, fique sempre ligado em nossas publicações e não perca nada sobre o mundo da cerveja!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *