O mercado de cerveja artesanal vem crescendo cada vez mais, e muitos apreciadores dessa arte começaram a produzir suas próprias marcas caseiras. Com esse boom de produtores e investidores, alguns rótulos começam a se destacar, e hoje vamos conhecer um pouco mais sobre as principais marcas de cervejas artesanais do mundo.

A popularidade desse tipo de consumo movimenta a economia de grandes e pequenas empresas nos principais pontos empreendedores em escala mundial. Nos Estados Unidos, o mercado cervejeiro movimenta mais de 10% do volume de economia do mercado alimentício, já no Brasil, são mais de 270 micro cervejarias produzindo novas receitas.

Para se inserir nesse mercado com profissionalismo, é importante conhecer as novidades e tudo que vem surgindo nessa nova safra de apaixonados pelo mundo cervejeiro. Para te ajudar a iniciar suas pesquisas de produto, separamos uma seleção com as cinco cervejas mais consumidas do mundo. Venha se inspirar com a gente!

As marcas de cerveja artesanal do Brasil

Uma pesquisa recente da Instituição de Pesquisa de Mercado e Negócios revelou que o Brasil ocupa o segundo lugar de inovação no mercado de cervejas artesanais, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, onde a maior concentração de novidades e sabores acontecem.

Esses números não são relevantes apenas em pesquisas, eles também influenciam no comportamento do consumidor. Bares e supermercados já oferecem uma variedade bem grande de sabores, valores e propostas diferenciadas dentro das cervejas artesanais.

Outra forma de medir esse crescimento positivo dos produtores de cervejas artesanais é o constante surgimento de festivais e eventos voltados para esse assunto. Esse tipo de programação vem acontecendo com muita frequência por todo o país, facilitando assim o ciclo de conhecimento e apreciação pela pedida em terras tupiniquins.

6 marcas de cerveja artesanal para conhecer

Vai começar a sua produção de cerveja artesanal caseira, mas ainda sente falta de boas referências para criar seus sabores novos? Conhecer as principais marcas do mundo, e tudo que elas podem oferecer é uma ótima forma de se inspirar e construir novas nuances de paladar.

1. Wäls Dubbel

Uma das referências nacionais que causou grande influência no mundo cervejeiro vem diretamente de Minas Gerais. A Wäls Dubbel foi fabricada seguindo o estilo Belgian Strong Ale, com a coloração escura, espuma encorpada ela apresenta aroma e nuances de frutas secas e outras especiarias.

Uma técnica que modifica completamente o sabor da cerveja é que ela recebe uma refermentação na garrafa, o que eleva o teor alcoólico da Wäls em até 7,5%. Com um paladar predominantemente torrado, picante e levemente seco, ela é vendida, principalmente, nas regiões Sul, Sudeste e Distrito Federal.

2. Brewdog Punk IPA

Diretamente da Escócia, a Brewdog é famosa por uma grande variedade de cervejas artesanais diferenciadas, mas a que chamou a atenção do mundo todo foi a Punk IPA. Super leve, e com um teor alcoólico de 5,6%, ela ficou mundialmente famosa por ser a companhia perfeita para diversas situações do dia a dia.

Da culinária japonesa, até as especiarias indianas, ela promete harmonizar o paladar para que ele receba todas as nuances de diferentes especialidades. Frutos do mar, como lagostas e camarão, e queijos leves como o brie, ou pronunciados como o gorgonzola vão muito bem com uma boa Brewdog para acompanhar.

3. Colorado  Ithaca

Esse é um outro título que promoveu muita visibilidade para o mercado brasileiro, principalmente para a família Colorado, que atingiu um novo patamar com a Ithaca. A cerveja é uma estilo Imperial Stout, com 10,5 de teor alcoólico, ela é feita com malte, lúpulo e rapadura queimada.

Essa combinação de sabores típicos confere uma cor de café à bebida, que combina suas nuances com doces caramelizados, carnes vermelhas e maturadas, queijos envelhecidos e um bom presunto cru.

4. Duchesse de Bourgogne

Os sabores da Bélgica oferecem a Duchesse o estilo Flanders Red Ale, que carrega um teor de até 6,2% de álcool. Um dos fatores mais especiais desse rótulo é sua combinação única, que surge no blend de safras envelhecidas em barris de carvalho, no período de 8 e 18 meses.

Com iconografias que remetem à realeza, a bebida oferece um aroma de frutas vermelhas, que é equilibrado no paladar do seu apreciador com a acidez balsâmica. Para combinações culinárias, ela aposta em sabores fortes, como o do frango, e nuances adocicadas como a do pudim.

5. Eisenbahn 5

A melhor companhia para um happy hour com os amigos, a Eisenbahn 5 oferece, em sua edição comemorativa, uma Amber Lager que leva adição dupla de lúpulos aromáticos e um teor alcoólico de 5,4%.

A brasileira é uma das mais lupuladas do mercado cervejeiro, e com seu aroma intenso e adocicado, ela proporciona o sabor agradável do caramelo e a suavidade dos pães. A cerveja é ofertada em todo território brasileiro, e proporciona a harmonização perfeita para grelhados, queijos e hambúrgueres.

Agora que você conhece os principais títulos do mundo cervejeiro, ficou mais fácil se inspirar nos detalhes que cada um deles proporciona para o paladar e começar a desenvolver suas própria misturas.

Para colocar suas ideias em prática, acesse nosso site e garanta os melhores kits e acessórios de produção para cervejas artesanais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *