Os brasileiros adoram festivais e adoram cerveja artesanal. Sendo assim, fica fácil entender porque grandes festivais de cerveja artesanal são tão queridos por nós. Seja no Brasil, ou fora dele, eles chamam a atenção.

Quem ainda não experimentou as vantagens da produção da própria cerveja, talvez, sinta certa dificuldade em entender as razões que levam um festival de cerveja artesanal a ser o ápice de sabores e sensações de cervejeiro profissionais.

Existem centenas de festivais espalhados pelo mundo, eles possuem propostas diferentes, porém, todos visam agradar aos mais diferentes paladares e despertar novas tendências cervejeiras.

Além disso, um dos maiores objetivos de alguns desses eventos é realizar a promoção de premiações que costumam destacar os maiores produtores de cervejas e seus sabores. Sendo assim, as marcas clássicas e artesanais se misturam,  formando um grande mercado.

Quais são os maiores festivais de cerveja artesanal do mundo?

Normalmente, nos lembramos fortemente da Oktoberfest. Esse evento é reconhecido como um dos maiores do mundo, com versões em diferentes localidades. No entanto, na própria Alemanha existem outros eventos de grande porte.

São muitas opções para escolher, portanto, se você está pensando em escolher um festival para visitar, continue acompanhando nosso post e anote nossas sugestões!

Berlim Beer Festival: tradição gelada!

O festival de cerveja de Berlim é um dos festivais mais tradicionais do mundo. No próximo ano, ele completa vinte e cinco anos de existência. Durante o festival, mais de trezentos cervejeiros de diversos países passam por lá.

Todo o espaço físico desse festival é dividido por regiões geográficas, assim os produtores ficam agrupados por região. De modo geral, a cultura alemã possui proeminência sobre todo o evento, o que facilita as exposições culturais, musicais e o torna um dos grandes festivais cervejeiros do país.

Belgian Beer Weekend, em Bruxelas

Se você é mesmo um grande fã de cerveja, já deve saber que a Bélgica produz várias das maiores cervejas a nível mundial. Esse festival costuma acontecer no primeiro fim de semana de setembro e atrai visitantes do mundo todo.

A ideia, nesse caso, é dar espaço para as grandes e pequenas cervejarias do país, que vão à Bruxelas para expor seus sabores com a esperança de arrebatarem degustadores e investidores do mundo todo.

Um das características marcantes desse evento é que ele é realizado em La Grande Place, o principal ponto turístico do país, que abriga a Câmara Municipal e a Casa do Rei. Ou seja, a atmosfera do evento é naturalmente nostálgica e propícia.

Oregon Brewers Festival

O Oregon Brewers Festival é um dos festivais mais tradicionais dos Estados Unidos, se você é um amante de belgas, blondes, pilsners, saisons ou sours, esse é o festival certo para você! Afinal, você irá encontrar todas elas por lá.

Todos os anos, em Julho, cerca de setenta mil visitantes saem do interior dos EUA, ou até de outros países, para saborear alguns dos sabores mais marcantes do mundo cervejeiro. Ao longo de muitos anos de existência, diversas cervejas famosas saíram desse festival.

Slow Brew Brasil: O Brasil além da Oktoberfest!

Cerca de quarenta marcas de cervejas nacionais e internacionais se reúnem no interior de São Paulo, em cidades como Ribeirão Preto e Campos do Jordão para realizarem um dos maiores eventos cervejeiros do Brasil, o Slow Brew Brasil!

O evento conta com, aproximadamente, 160 rótulos com degustação livre. A atração principal com certeza são as cervejas, no entanto, o festival também conta com apresentações de músicas, boa gastronomia e setor para empreendedores!

Saint Patrick’s Day: muita alegria e espuma!

O dia de São Patrício é comemorado com muitas festas em vários países. Na Irlanda,  isso não é diferente. Na verdade, esse é um dos países que comemoram a data com maior intensidade. Por lá, as festas passam por desfiles, exposições, pints de Guinness e claro, muita cerveja.

Nesse festival, além das cervejas artesanais, o tradicional chopp Irlandês também faz muito sucesso. Esse evento é tão culturalmente relevante e tradicional que conta com versões em diversos países, inclusive no Brasil, onde anualmente é comemorado em pubs na capital paulista.

Oktoberfest: tradição e pioneirismo

O Brasil e o mundo ainda contam com muitos outros festivais de grande porte. No entanto, o Oktoberfest é considerado pioneiro e tradicional entre os festivais de cerveja artesanal mais importantes do mundo.

A festa Alemanha aparece em diversas versões espalhadas pelo globo. Inclusive no Brasil. Desde 1984, na cidade de Blumenau, Santa Catarina, milhares de cervejeiros se reúnem em outubro.

Ali, além de descobrir novos sabores e degustar cervejas de qualidade, eles ainda participam de desfiles, concursos, shows e muita festa!

E aí, gostou de conhecer um pouco mais sobre os maiores festivais cervejeiros do mundo? Então, continue acompanhando nosso blog, esperamos sempre trazendo novidades sobre o consumo e produção de cervejas.

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *