Aqui no Brasil é bastante reforçada a ideia de que a cerveja a zero grau é a única que merece ser degustada. Pode ser que pelo clima tropical, uma cerveja entre 10 e 15 graus seja impensável de se beber pela maioria dos brasileiros.

Mas tal ideia não passa de um mito. Pois a temperatura ideal irá depender de cada tipo de cerveja.

E por existir centenas de cervejas cada uma com uma cor, um sabor, um aroma, uma matéria prima, um amargor e um clima onde está sendo consumida, é difícil definirmos uma única temperatura ideal.

Claro que se você não é um degustador de alto nível de aromas, sabores e uma lista completa de características da cerveja, existem regras simples para degustação.

Cabe apenas saber que cervejas mais leves e refrescantes, e as mais alcoolizadas devem ser degustadas mais geladas e para cervejas mais encorpadas e fortes a dica é degustá-las menos geladas.

Mas se você quer entender mesmo sobre as diversas temperaturas, para cada tipo de cerveja, vamos passar algumas informações bastante relevantes para confirmar que zero grau não é sempre a melhor opção.

Tipos e estilos de cerveja

Para ajudar você nesse processo de aprendizagem da temperatura ideal da cerveja, vamos comentar sobre os tipos, estilos e subestilos de cerveja.

Quando se fala dos tipos de cerveja significa a família que cada cerveja pertence, ou sua classificação que pode ser Ales e Lagers. O que difere as classificações é a fermentação, a cor clara ou escura e o teor de álcool.

Os estilos e subestilos se referem ao padrão de combinação entre estes elementos.

Como as mais conhecidas no Brasil, as cervejas da família Lager são mais carbonatadas e o fermento utilizado em sua fabricação começa em temperatura mais baixa entre 6 a 12 graus, ficando acumulado no fundo dos tanques.

A família Lager tem os estilos Light e os subestilos Pilsen, American Lager, Premium, Dortmurder Export e Hellens.

Outro estilo de cerveja da família Lager é a Dark que pode ser classificada em American Dark, Munich Dunkel, Malzbier e Schwarzbier.

Na família Lager há também o estilo Bock que contém os subestilos Tradicional Bock, Doppelbock e Helles Bock.

E por fim, nesta família há também o estilo European Lager que contém como subestilos a Vienna e Marzen.

Já a família Ale é conhecida pelo processo de fermentação mais alto, em que a fermentação acontece dentro de um ambiente com temperaturas altas, entre 15 e 24 graus ou até mais que isso, no período de 3 a 5 dias.

Assim como a Lager, a Ale também é subdividida em estilos e subestilos, dentre eles o estilo Pale Ale que contém American Pale Ale, English IPA, American Amber Ale,e American Strong Ale.

Outro estilo da família Ale é a Altbier, produzida na Alemanha, é considerada velha por demorar mais para maturar, além de ter a combinação de lúpulo e malte que a oferece um aroma tostado.

Ainda há o estilo Trigo que contém os subestilos Weissbier, Hefeweizen, Dunkelweizen, Weizenbock, Witbier e Berliner Weisse.

E na família Ale há mais o estilo Porter que possui apenas o subestilo Stout, que são as cervejas escuras.

Conhecendo essa variedade de cerveja é possível começar a perceber que realmente existem várias temperaturas ideias para a degustam delas e é sobre isso que continuaremos tratando aqui no post.

Quando se quer degustar o sabor

Agora que você conhece os tipos de cervejas e se tem interesse em degustar o sabor de uma delas, o ideal é que ela esteja em temperatura maior que 0°, já que para baixo disso a sensibilidade das papilas gustativas diminui e não é possível sentir bem o gosto dela.

É importante diferenciar o clima da temperatura. Quando é dito que na Alemanha a cerveja é servida à temperatura ambiente, deve-se levar em consideração que o clima nesse país é muito frio.

Então para eles a temperatura ambiente é fria, comparada a daqui, que por estarmos em um país quente, os copos comuns para cerveja são menores do que os canecos alemães, pois com copos maiores as cervejas aqui ficariam quentes mais rápido.

Para cada tipo uma temperatura

Agora, para finalizar, vamos conferir quais são as temperaturas mais adequadas para cada tipo de cerveja.

  • Muito gelada

Nessa temperatura, o grau varia entre 2 e 4 graus e o mais adequado são cervejas para refrescar, com teor alcoólico de no máximo 5,5% e sabor mais leve. As Pilsens, Helles e Witbiers por exemplo, são melhores apreciadas assim.

  • Gelada

Entre 4 e 6 graus, essa temperatura é boa para cervejas de trigo alemãs (Weizenbier), Tripel belga e as Lambics, com acidez elevada.

  • Fria

Com a temperatura entre 7 e 10 graus, sabores mais complexos como Weizenbocks e Dubbels podem ser sentidos bem.

  • Temperatura de adega

Na temperatura que varia entre 10 e 13 graus, cervejas como Belgian Dark Strong Ales, Imperial Stouts, Barley Wines e Bocks por serem mais alcóolicas.

Sabendo bem como acertar a temperatura ideal da cerveja, agora, é só comprar e colocá-las na geladeira e degustá-las quando estiverem com a temperatura ideal para cada estilo.

Para mais assuntos como estes continue no blog da Indupropil e fique por dentro do universo cervejeiro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *