Essa é uma pergunta que sempre passa pelo pensamento dos iniciantes na produção de cervejas artesanais, afinal, quando estamos fazendo um produto que será consumido por outras pessoas posteriormente, é preciso sempre tomar muito cuidado para que ninguém passe mal ou tenha uma experiência desagradável ao beber a sua cerveja. Por isso, um questionamento sempre vem à tona: qual é a validade das cervejas artesanais? Quais os riscos para quem consumir uma cerveja com o prazo de validade vencido? Bom, vamos esclarecer essa dúvida para você. Acompanhe!

Afinal, quanto tempo dura uma cerveja artesanal?

A cerveja artesanal, assim como a cerveja industrializada, até tem um prazo de validade, porém, as cervejas, de modo geral, não estragam. Assim como um vinho ou uma cachaça, as cervejas também vão envelhecendo aos poucos e, consequentemente, vão mudando a sua estrutura e modificando as suas características.

Por isso, quanto mais tempo passar depois que a sua cerveja for produzida, mais modificada ela estará. Aos poucos ela irá perdendo o seu sabor e corpo.

Isso significa que as cervejas também ficam ruins de beber, contudo, isso não significa que elas estão estragadas e nem que irão fazer mal para o nosso organismo, só não estarão mais com o sabor, aroma e textura ideais para consumo.

Então, quer dizer que uma cerveja nunca fará mal para alguma pessoa? Não é bem assim. Vamos esclarecer!

Quando uma cerveja fica imprópria para consumo?

Existe apenas uma forma da cerveja se tornar imprópria para consumo: quando os procedimentos de higienização e sanitização não são feitos corretamente!

Por isso, antes de fazer a sua cerveja, de fato, tome muito cuidado com o processo de sanitização de todos os equipamentos que você irá usar para fabricar a sua cerveja.

A contaminação de uma cerveja artesanal ocorre, exatamente, durante o seu processo de fabricação, portanto, é quando o maior cuidado deve ser tomado. Se a bebida estiver contaminada, de fato, quem consumi-la pode ter efeitos indesejados, como cólicas abdominais e diarreias.

A verdade é que a maioria das cervejas estão no seu auge para serem consumidas quando estão mais jovens, ou seja, quanto menos tempo elas demorarem para serem consumidas, mais sabor, aroma e conotação elas terão.

Mas, o que a fiscalização delimita com relação às bebidas artesanais?

Apesar das cervejas não estragarem conforme falamos aqui, quando estamos falando de fins comerciais, a fiscalização determina prazos de validade obrigatórios nas embalagens das bebidas. Então, se você já está vendendo a sua cerveja ao público, já deve saber que é obrigatório indicar a validade do produto em sua embalagem.

Portanto, é preciso entender que a validade dependerá do tipo de cerveja que você está fabricando. Alguns estilos de cerveja têm mais tempo de vida útil em relação a outros. Por exemplo, as cervejas de tons dourados, tanto as mais claras quanto as mais escuras, têm de 3 a 6 meses de validade. Geralmente, entram nesta categoria a Weiss, a IPA, a Pale Ale, a Kolsh, a Amber, as Largers, entre outras variações destes estilos.

Já as cervejas escuras e fortes, como as Stouts, as Dark Ale, a Dunkel, as Strong Ale, a Porter, dentre outras com essas características tem um prazo de validade um pouco maior, variando de 12 a 14 meses.

Se você já é um mestre cervejeiro mais experiente, com certeza, sabe o caminho das pedras, já deve ter estudado e também testado empiricamente vários destes estilos. E quando se trata de fabricação de cervejas artesanais é exatamente assim, você vai testando e aprendendo mais sobre os estilos.

Agora, se você ainda está iniciando o seu caminho no universo cervejeiro agora, ainda há muito o que estudar e aprender. Mas, fique atento ao que determina a Anvisa, o Procon e a vigilância sanitária para o seu ramo de atuação.

O que influencia na validade das minhas cervejas?

A primeiro aspecto que devemos ter atenção e que influencia diretamente na validade das cervejas é a embalagem que será usada no envase. As latas costumam conservar a integridade das cervejas por mais tempo, pois são lacradas e a cerveja não tem nenhum contato com o ar, conservando as características da bebida por muito mais tempo.

Contudo, sabemos que as latas são amplamente usadas na fabricação de cervejas industrializadas e, ainda, não são as mais escolhidas entre os produtos artesanais, até porque exige que se tenha equipamentos industriais para fazer o processo de lacração das latas.

Por isso, as cervejas artesanais são transferidas para as clássicas garrafas de vidro no processo de envase. Agora, eu te pergunto: Você sabe por que as garrafas de cervejas têm o seu vidro escurecido?

É exatamente por conta de outro fator que pode influenciar nas características da cerveja: a luz. Sim, as garrafas são escurecidas para evitar ao máximo a passagem de luz pela bebida.

Contudo, uma quantidade de luz acaba passando pelas garrafas e o recomendado é nunca deixar as suas cervejas no sol para que a luz e o calor não afetem o sabor, textura e aroma da sua produção de cervejas.

E aí, conseguiu entender um pouco mais sobre a validade das cervejas artesanais? Esperamos que tenhamos ajudado. Aqui blog da Indupropil, buscamos sempre trazer os melhores conteúdos acerca do universo cervejeiro para você, que é fã e quer se arriscar na fabricação de cervejas artesanais, portanto, fique sempre ligado em nossas postagens para não perder nada!

Na loja da Indupropil, você encontra tudo o que você precisa para produção de bebidas artesanais, desde kits para iniciantes, até equipamentos para os experts do ramo. Acesse e confira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *