Os pés de jabuticabas estão por todo o Brasil. Essa fruta, pequena, suculenta e saborosa costuma agradar muita gente e às vezes é usada até como adjetivo para identificar alguém de olhos negros cor-de-jabuticaba. Mas você já ouviu falar do vinho de jabuticaba caseiro?

Por ser uma fruta que costuma encher as árvores, sempre frutificando em bastante quantidade, é comum perdermos jabuticabas. Ela estraga rápido e dá uma grande impressão de saciedade a quem come, ou seja, é difícil achar uma forma de aproveitar jabuticabas.

Aqui na Indupropil, nossa especialidade é facilitar sua vida durante a produção de vinhos e cervejas, por isso, além de comercializar equipamentos e ferramentas para te auxiliar nesse processo, ainda resolvemos compartilhar uma receita de vinho de jabuticaba artesanal.

Quais são as vantagens do vinho de jabuticaba artesanal?

Como citamos anteriormente, a jabuticaba é uma fruta muito popular em nosso país. Ela é totalmente brasileira e pode ser usada no preparo de sobremesas, sucos e até de vinho. Além disso, também é muito saborosa crua.

Mas, você sabia que o vinho de jabuticaba caseiro é mais antioxidante que o vinho de uva? As antocianinas dos vinhos de jabuticaba chegam aos 14 mililitros por grama da fruta. Ou seja, trata-se de algo poderoso no combate aos radicais livres.

Isso significa que ele pode ajudar a prevenir o aparecimento de doenças cardíacas. Além disso, a polpa das jabuticabas ainda contém diversas vitaminas, que auxiliam a controlar o intestino e eliminar toxinas do corpo humano.

A maioria de nós despreza a casca das jabuticabas, já que não possuem uma textura agradável. No entanto, até elas possuem suas vantagens, pois contam com pectina. Uma fibra que atua contra os níveis de colesterol e ainda  ajuda a descongestionar o intestino.

Como fazer vinho de jabuticaba artesanal: descubra aqui!

Para que essa receita fique excelente como a gente espera, você precisa selecionar jabuticabas que não estejam amassadas e que não estejam em fase de decomposição, com fungos. Fora isso, sinta-se à vontade para usar até aquelas jabuticabas que já estiverem um pouco passadas.

Essa receita é bem antiga e, provavelmente, já deve ser conhecida pelos seus antigos familiares. Mas, caso não seja, não perca a oportunidade de reunir toda a família para aproveitar essa delícia juntos.

Vamos aos ingredientes:

  • Para preparar o seu vinho de jabuticaba caseiro você irá precisar de, pelo menos, 10 KG de jabuticabas em boas condições, 1KG de açúcar e álcool 70%

 Veja como preparar: passo a passo

  1. Após escolher as jabuticabas – que devem ser maduras, sem amassados e fungos, lembre-se de lavá-las bem (é interessante deixá-las de molho no vinagre ou hipoclorito) e escorrer até que elas estejam secas.
  2. Depois disso, coloque o álcool 70% no recipiente em que o vinho será armazenado, isso irá esterilizar os locais de armazenamento do vinho. Quando esse processo estiver realizado, limpe os potes.
  3. Separe cerca de dois dedos de jabuticaba e insira-os dentro dos recipientes onde o vinho será armazenado.Depois, é hora de amassar levemente as jabuticabas levemente, até que saia pelo menos um pouco do suco da fruta. Quando o suco for liberado, cubra-o com uma pequena camada de açúcar.
  4. Repita esse processo até completar cerca de 80% do espaço do recipiente, sempre com dois dedos da fruta, termine com uma camada fina de açúcar. É importante que sobre algum espaço até a tampa do recipiente, já que a fermentação aumenta o volume dos líquidos.
  5. Feito isso, tampe o recipiente parcialmente ou utilize um filme plástico para selar. Deixe pelo menos uma saída de ar e chacoalhe levemente um pouco, para garantir que as jabuticabas fiquem devidamente acomodadas.
  6. Na sequência, coloque o recipiente para descansar. Você pode deixar essa mistura fermentando cerca de 30 ou até 60 dias. Para evitar bagunça, é interessante deixar um prato embaixo do pote, caso o líquido acabe vazando.
  7. Ao finalizar o processo de fermentação, passe todo o conteúdo do recipiente por uma peneira fina ou um coador. Posteriormente, com a ajuda de uma colher ou amassador de batatas, esprema a fruta para extrair a maior quantidade possível de suco. Jogue fora as cascas da fruta.
  8. Transfira o líquido resultante para uma garrafa limpa e tampe com uma rolha de cortiça. Guarde seu vinho de jabuticaba caseiro em um local arejado e conserve bem.

Ele costuma durar, em média, 30 dias após aberto, pois é totalmente natural, sem conservantes. Mesmo podendo ser guardado na geladeira, não há problemas em deixá-lo em outro local.

Viu como é fácil preparar um delicioso vinho de jabuticaba artesanal? Se você, assim como nós, é apaixonado pela produção, fermentação e preparo de vinhos e cervejas em casa, conheça nossa loja!

Por lá, você vai encontrar todos equipamentos para fazer vinho artesanal que você precisa e até para o desenvolvimento da sua cervejaria artesanal. Vale muito a pena!
E aí, gostou desse post? Continue nos acompanhando por aqui. Semanalmente trazemos conteúdos para te auxiliar na lida cervejeira! Nos vemos semana que vem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *