O vinho quente é uma das bebidas mais pedidas em vários lugares do mundo, principalmente, naqueles em que o frio toma conta de boa parte do ano. Nossa receita de vinho quente caseiro carrega toda a simplicidade do dia a dia desses lugares.

Aqui no Brasil, é em meados de Junho e Julho que essa bebida é mais consumida. Trata-se do inverno brasileiro e das nossas tradicionais festas juninas. Todo mundo sabe que não pode faltar comidas típicas nessa ocasião, não é mesmo?

O vinho quente (também chamado de vinhão em algumas regiões do país), é uma dessas receitas típicas que a gente não abre mão. Porém, existem diversas versões da bebida, algumas mais rebuscadas outras mais práticas.

Pensando nisso, a Indupropil separou algumas receitas que vão te ajudar a se preparar para o friozinho muito bem. Basta encontrar a versão que mais te agrada, anotar o passo a passo e saborear. Vamos conferir?

Vinho quente caseiro: uma delícia em qualquer estação

Seja para dar uma festa e agradar a todos os convidados ou para tomar em família, o vinho quente é uma daquelas alternativas que pouca gente realmente tem coragem de colocar a mão na massa para fazer.

Mas, com as nossas receitas fáceis, você vai poder preparar sua bebida rapidamente. A média de tempo utilizado é de 15 a 30 minutos. Até você que é inexperiente na cozinha vai tirar de letra, basta seguir as nossas dicas.

Vinho quente tradicional: receita simples

Para realizar essa receita você irá precisar dos seguintes ingredientes:

  • 700ml de vinho tinto
  • 300ml de água
  • 4 pedaços de canela em pau
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 1 laranja em rodelas
  • 5 cravinhos da índia
  • 2 maçãs em cubos

Com os ingredientes em mãos, inicie sua receita colocando o açúcar em uma panela grande. Aguarde alguns instantes, quando o açúcar chegar ao ponto caramelizado é hora de adicionar a canela em pau, os cravos e a água.

Esses ingredientes devem permanecer em fogo baixo até terem um aspecto claro. Quando isso acontecer, comece a colocar o vinho aos poucos, já que a mistura estará bem quente. Aumente a fogo médio e mexa os ingredientes até que se tornem homogêneos.

Para finalizar, basta colocar as maçãs e as rodelas de laranja. Fique de olho para observar o momento em que tudo começar a ferver. Então, espere por cerca de cinco minutinhos e seu vinho quente estará pronto!

Recomendamos que você deixe seu vinho quente em repouso por cerca de dez minutos. Esse tempinho será o suficiente para o gosto ficar ainda melhor. Depois disso, é só aproveitar!

Receita de vinho quente com gengibre

É bem verdade que para muitos o vinho quente ideal nem se aproxima daqueles que levam frutas e especiarias em suas composição. Em alguns casos, vale a pena peneirar a bebida para que ela se torne mais fluida, alcançando mais paladares.

Além disso, é muito comum encontrarmos também os adeptos ao gengibre. Caso você seja desse time, nossa dica é que você prepare a receita anterior normalmente, porém, também inclua, juntamente ao vinho, uma raíz de gengibre fatiada.

Vinho quente especial de Natal

O Natal, por si só, é uma data diferenciada. Faz parte da tradição adaptar tudo o que gostamos para essa data. É por isso que também temos a receita de vinho quente especialmente pensado para o Natal.

O diferencial nessa versão é está na presença do anis estrelado. Eles dão um ar todo especial à bebida, deixam com um aspecto natalino e são perfeitas para servir naquela reunião de natal mais íntima.

Vale lembrar que essa é uma bebida tradicional em muitos países, no Natal, porém, com o calor do Natal brasileiro, podemos pensar em adaptar a versão para momentos especiais em que um bom vinho quente senha solicitado.

Vinho quente com baunilha

Caso você queira experimentar algo mais rebuscado, o vinho quente com baunilha pode ser uma excelente alternativa. Ele é delicioso, é muito consumido em países europeus. Nesse caso, os ingredientes podem variar um pouco, dá só uma olhada:

  • 1/2 fava de baunilha
  • 100g de açúcar cassonade
  • 1 anis estrelado
  • 2 sementes de cardamomo
  • 1 garrafa de vinho tinto seco
  • 2 cravos
  • Casquinhas de laranja

Como você pode perceber, nessa receita você encontra um pouquinho de tudo. Frutas, especiarias, anis estrelado e ainda tem um plus: a baunilha. Para consumir essa versão,  você irá precisar de mais tempo.

A parte da produção continua sendo simples, seguir os mesmos passos apresentados anteriormente. No entanto, enquanto na receita tradicional 10 minutos de repouso eram suficientes para intensificar e saborizar a mistura, nesse caso são necessárias 12 horas.

Sendo assim, vale a pena preparar seu vinho com antecedência e degustar essa receita incrível após o tempo correto. Lembre-se de aquecer novamente o vinho antes de consumí-lo.

E aí, gostou do post? Quer receber mais receitas como essa? Continue acompanhando o blog da Indupropil. Por aqui, estamos sempre te apresentando dicas e novidades sobre o mundo cervejeiro. Fique de olho!

Aproveite e confira também nossa Receita de vinho de jabuticaba.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *