EQUIPAMENTO DA FÁBRICA DE CERVEJA PARA INICIAR

Produzir 5 litros ou 20 litros de cerveja dá, basicamente, o mesmo trabalho. Tudo isso será relativo ao quanto de espaço, paciência, gás e potência de seu fogão. É muito provável que, ao começar, ou você já está determinado a adquirir os equipamentos básicos ou ainda está um pouco indeciso no investimento e prefere começar aos poucos.

Para ambos os casos há uma solução, e separamos alguns tópicos que podem te ajudar com essa decisão. Confira!

equipamentos

Caldeirão Cervejeiro

É no caldeirão que boa parte da alquimia cervejeira irá acontecer. Você pode improvisar uma boa parte dos outros equipamentos, sem dúvidas, mas o caldeirão é algo a realmente se considerar. A começar pelo fato de que sua cerveja precisa ser bem tratada. Muitas vezes, aquele caldeirão você possui em casa ou está um pouco oxidado ou já foi usado em muitas situações diferentes e pode estar com resquícios de outros conteúdos usados.

Ora, imagine que sua cerveja precisa de pureza e evitar qualquer tipo de contaminação nas etapas é muito importante pois a cerveja irá fermentar através das leveduras que você adicionar e também será afetada pela situação de seu caldeirão na hora de ferver o mosto. Como é um processo orgânico, cada bactéria diferente que houver no mosto irá reagir também e tomar o “espaço” dos insumos que você adicionar.

Caldeirões de inox também são ótimas opções, especialmente por serem inoxidáveis e durarem para uma vida toda. Com uma boa manutenção, você terá que se preocupar apenas se achar que precisa aumentar a produção e que seu setup já não basta. No mais, ele será seu companheiro por toda a vida.

A capacidade de seu caldeirão irá determinar o quanto você poderá produzir por vez e quanto gás irá gastar. Mesmo que seja interessante começar de forma modesta, talvez um caldeirão muito pequeno acabe tendo pouca serventia caso você se decida em manter uma regularidade na produção. Mesmo com um caldeirão maior, você pode optar por simplesmente usar menos água, malte e lúpulo.

Termômetro Cervejeiro

Aí está outro equipamento indispensável. Imagine que a produção de cerveja é um processo químico. As moléculas dos componentes são agitadas pelo calor. Existem “pontos” específicos para algumas particularidades, alguns maltes precisam cozinhar mais dependendo do tipo e se estão moídos ou all grain e você precisa manter uma noção da temperatura, indispensavelmente.

Além disso, lembre-se que as ales e a lagers são famílias diferentes e uma das coisas que determina suas diferenças são a fermentação. Eles são cervejas de alta fermentação. Isso quer dizer, entre outras coisas, que sua fermentação acontece em temperaturas mais amenas – a reação das moléculas move o mosto para o topo do recipiente e assim, durante a fermentação, as reações acontecem nesse fluxo.

Já as lagers são cervejas de baixa fermentação e, por sua vez, fermentam em baixas temperaturas com o mosto depositado no fundo do recipiente. A forma como cada uma fermenta dirá muito sobre seu resultado final. Os termômetros são variados, vão do simples termômetro que fica a boiar na panela até o termômetro de display digital, que evita o contato direto com a panela. O termômetro é indispensável, mas seu modelo fica à critério do cervejeiro.

Kit Completo

Não é raro cônjuge, pais ou colegas ficarem irritados com o sumiço de utensílios de cozinha que acabam indo para o espaço do cervejeiro. Muitas vezes você também acabará se vendo na necessidade de improvisar algo para cuidar de sua produção. Tampouco é aconselhável que se use utensílios muito usados, que possam contaminar o mosto, assim como já citado no caso do próprio caldeirão e recipientes.

É preferível usar itens novos. Existe um utensílio adequado para cada etapa do processo. É claro que você não precisa de nada muito sofisticado e que não possa aproveitar algo de sua casa, mas também é possível comprar esses artigos à preços acessíveis, especialmente porque existem kits que te venderão todos os itens necessários para começar – para passar por essa fase de testes e de primeiras produções, um kit que poderá te acompanhar por muito tempo e ser ampliado junto com cada progresso, cada vez que sua demanda aumentar.

 

Fermentadores tanques para cerveja

Os kits mais básicos geralmente são divididos pelo tamanho do caldeirão e acompanham até alguns insumos. Há também kits mais profissionais, também em tamanhos variados e materiais mais profissionais. A acessibilidade de preços é sempre o diferencial de comprar seu equipamento em kits.

 

No portal da Indupropil você adquire todo o equipamento necessário a preços acessíveis e com procedência. Não deixe de nos visitar, comparar os valores e acompanhar nossos conteúdos sobre a cultura das bebidas artesanais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *