A comunidade cervejeira é bastante ativa. Dos fóruns da internet e pequenos circuitos, os festivais de cerveja do país são uma forma de materializar o elo entre os entusiastas de todas as regiões, buscar inspiração, fazer networking com seu produto ou ideias. Muitos deles são organizados por cervejarias que sempre mantém um bom olho sobre aquilo que acontece de novo e, não raramente, organizam competições que podem significar muito para aquelas marcas que estão dando seus primeiros passos.

Outro fator que geralmente está associado com o consumo de cerveja são aqueles de origem alemã e/ou de churrasco. Cidades com notória tradição cervejeira também ajudam a financiar junto da iniciativa privada, eventos que reafirmam essa identidade, seja por possuir polos de produção ou por ter a cerveja como um de seus símbolos.

 

Para cair de cabeça na temática, preparamos para você uma lista de festivais de cerveja do país que merecem sua visita;

 

Oktoberfest (Blumenal – SC) 

Não é surpresa para ninguém que o evento mais tradicional do meio encabeçasse a lista. E não é à toa. Blumenal é uma cidade de forte tradição alemã e a festa evoca diversos aspectos dessa ascendência, não é apenas sobre cerveja, então vale a pena levar toda a família.

O evento, como o nome sugere, acontece em Outubro e possui ingressos limitados, apesar de durar duas semanas e ter tempo para que todos curtam.

É um dos eventos que mais movimenta o turismo na cidade. A música e danças típicas, assim como os trajes tradicionais estão por todos os lugares. A culinária é um chamativo tão forte quanto a própria cerveja. E, tratando-se de culinária e cervejas alemãs, uma certamente convida a outra.

A Oktoberfest possui também atrações para crianças, shows, competições e diversos souvenirs.

Certamente merece sua visita, milhares de pessoas frequentam o evento anualmente e costumam voltar sempre!

oktoberfest

Em janeiro Blumenal sedia o Sommerfest, considerado por muitos como a versão de verão da Oktoberfest, o festival convida algumas cervejarias artesanais todos os finais de semana útil do mês na Vila Germânica para a degustação e socialização dos apaixonados por cerveja e, para selar a tradição da cidade, em Março a cidade ainda sedia o maior evento cervejeiro da América Latina, o Festival Brasileiro da Cerveja, com 500 cervejarias e quase 3000 rótulos, além da degustação, dos shows e da gastronomia, o foco do evento são as diversas modalidades de concursos, se você possui um home brewing, esse certamente é seu lugar!

Nesse link, você acessa todos os termos e acompanha a programação.

Blumenal definitivamente é o roteiro para os apaixonados por cerveja, durante todo o ano há eventos importantíssimos e diversificados para todos os brewers e apaixonados!

 

Slow Brew Brasil (Campos do Jordão – SP) 

Outra cidade com grande tradição cervejeira, a Slow Brew buscar criar um ambiente para a degustação de inúmeros títulos de cervejas sem afobação ou filas quilométricas, um evento para verdadeiros apreciadores.

A variedade é enorme, são mais de 70 cervejarias e 270 rótulos! Mestres Cervejeiros e proprietários participam ativamente junto dos membros do evento, tudo ao som de rock e blues, praça de food trucks e, o que pode interessar à muitos cervejeiros: uma competição de home brewing!

slow brew brasil

O evento ocorre no início de novembro e seus ingressos são bastante limitados, então vale a pena correr para curtir o ambiente amigável repleto de outros entusiastas, você pode comprar seu passe e conferir a programação pelo link.

 

Mondial de la Biere (Rio De Janeiro – RJ) 

Um dos maiores eventos ligado à cerveja do mundo! O Mondial de la Biere reúne dezenas de milhares de pessoas em sua última edição.

Com o número incrível de 800 rótulos de 500 cervejarias, o evento mostra a que veio!

Possui praça de alimentação, shows e diversos stands de expositores e um concurso de brewing para os cervejeiros.

Possuindo uma marca consolidada, é possível entrar também como expositor, o que pode dar um grande upgrade em sua marca!

Na página oficial você pode comprar seu passe, cadastrar seu stand e conferir toda a programação do evento, que ocorre em Setembro.

Mondial de la Biere

 

Pomerana (Pomerode – SC)

A Cidade Mais Alemã do Brasil, com esse epíteto, Pomerode, em Santa Catarina também convida à um evento que resgata a ascendência alemã e tudo aquilo que instiga a paixão e curiosidade sobre ela, a cultura, o chope, a gastronomia.

A festa acontece no mês de Janeiro, em celebração ao aniversário da cidade. Em Setembro a cidade também faz seu evento cervejeiro, o Pomerode Bier Fest, que reúne cervejeiros da região para exporem suas bebidas e participarem de concursos.

Pomerana

 

St. Patrick’s Day (Belo Horizonte – MG) Saindo um pouco do eixo alemão e indo para outra cultura que tem uma forte tradição cervejeira, o St. Patrick’s Days celebra a data do santo padroeiro da Irlanda. Em Março, pegue sua camisa verde e sua caneca e trafegue pelos ambientes com muita música, cerveja e gastronomia (e cuidado para não levar um beliscão de um Leprechaum!).

St. Patrick’s Day bh

Muitas cervejarias também criam eventos para celebrar seus aniversários, com diversas torneiras para compartilhar sua história e sabores, como a Dum Day em Curitiba, Dama Bier Fest em Piracicaba, Bamberg em Sorocaba, além de diversas outras festas organizadas e/ou apoiadas por cervejarias grandes ou regionais, seguindo-as na internet você consegue estar sempre informado dos eventos mais próximos de você!

 

Tem Uma Cerveja? Participe Dos Concursos! 

Festivais de cerveja de todo o país tem como fundamento a propagação da cultura cervejeira, muitas vezes ligada à um polo produtor ou ascendência cultural. Stands de cervejas mais independentes se instalam para amostrar suas produções, tudo isso certamente é inspirador para quem tem sua pequena produção e, para fomentar o cenário, uma grande parte desses eventos promove concursos de brewers onde você pode colocar suas fórmulas à prova e mais:

fazer muito networking conhecendo outros produtores, discutindo ideias, mostrando seu produto e recebendo críticas construtivas, dicas, avaliações profissionais e ainda pode assistir a fala de produtores e profissionais experientes no assunto, o que pode agregar em muito seu desempenho e mindset.

Além dos eventos já citados, como o Festival Brasileiro de Cerveja e o Mondial de la Biere, que são gigantescos, você ainda pode se inscrever e visitar outros eventos promissores e valiosos para sua experiência, como o IPA Day em Ribeirão Preto, especializado em Indian Pale Ales, o Festival da Cerveja de Cascavel, no PR, que também sedia o South Beer Cup, um dos concursos mais importantes e frequentados.

 

Os festivais de cerveja do país são muito diversificados e atendem em grande escala, sempre com celebração, degustação, música, gastronomia, workshops. Consulte sempre a agenda dos eventos, atendendo à suas especificações, você pode garantir um espaço em um stand ou participar de concursos e aumentar em muito a visibilidade de sua marca, além de estar entre pessoas que compartilham sua paixão. Então salve as datas, compartilhe a publicação com seus amigos entusiastas e mãos à obra!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *