Categories: Mundo da cerveja

Lei da pureza alemã: padrão de qualidade na produção de cervejas

Quem entende de cerveja já sabe que os alemães são referência no setor. A disciplina nos processos e a constante busca por aprimoramento das receitas resultaram em melhorias para o mercado cervejeiro em geral.

Não à toa, dentre as diversas normas já criadas para a produção da bebida no mundo todo, a lei da pureza alemã foi a que prevaleceu até os dias atuais. Muitas fábricas famosas, incluindo as maiores cervejarias mundiais, seguem à risca as recomendações estabelecidas.

Conhecer a lei de pureza é fundamental para quem deseja aprofundar seus conhecimentos sobre o universo da cerveja. Se você se encaixa nesse cenário, acompanhe o post que a Indupropil preparou para te ajudar a entender melhor esse assunto.

Lei da pureza alemã: o que é? Do que se trata?

Essa lei foi criada por um nobre alemão em 1516. Wilhelm IV (Guilherme IV), duque da Baviera, assinou o documento que estabelecia uma padronização de ingredientes. Em sua língua de origem, é conhecida como Reinheitsgebot e a tradução é bem literal: “Reinheit” significa “pureza” e “Gebot” corresponde à “lei” ou “mandamento”.

O objetivo era impedir o uso de alguns insumos alternativos da época (um exemplo é a fuligem) e elevar a qualidade da produção. Há boatos de que a ideia surgiu quando o próprio duque sofria de ressaca causada por uma cerveja de procedência duvidosa.

Leia também: Origem da cerveja: descubra a história.

A regulamentação também servia para garantir que o comprador soubesse tudo o que constava na composição da bebida alcoólica, sem a inserção de aditivos exóticos que poderiam fazer mal à saúde. Foi uma das primeiras normas referentes ao direito do consumidor.

Além disso, o decreto ajudava a regularizar o preço dos produtos – os fabricantes não podiam cobrar a mais com a justificativa dos insumos diferentes. Havia, também, a garantia de que o trigo – que estava em falta naqueles tempos – fosse destinado à alimentação, sendo retirado das cervejarias.

O que a lei de pureza estabelece?

A partir de sua criação, a lei da pureza alemã estabelecia que apenas 3 ingredientes essenciais poderiam ser utilizados na receita de cerveja no país:

Como você deve ter percebido, o decreto original não incluía nenhum tipo de fermento, pois essa parte do processo ainda não existia. À época, os fungos responsáveis pela fermentação não eram conhecidos; essa função cabia às cepas selvagens trazidas pelo ar.

Foi somente no século XVII que as leveduras foram adicionadas à lei e a receita passou a ter 4 ingredientes básicos.

Quais as consequências da lei de pureza alemã?

Apesar de não ser uma lei com fundamentação e consequências jurídicas, suas orientações foram tão importantes que mudaram definitivamente o curso da produção de cerveja, criando uma régua de qualidade.

Conheça os principais aspectos que foram influenciados pela regulamentação:

A qualidade dos ingredientes

Como mencionado antes, os produtores da região, no século XVI, inventavam receitas com ingredientes exóticos, sem saber que alguns chegavam a ser prejudiciais à saúde. A fuligem de cal e a papoula são exemplos disso.

Outros insumos, como o milho e o trigo, eram utilizados amplamente sem muita preocupação com o resultado no sabor, por serem mais baratos. O decreto do duque funcionou para impulsionar a qualidade da produção.

O modo de preparo

Com a regulamentação, os produtores tiveram que se adaptar e melhorar o processo como um todo. Afinal, se havia um protocolo a ser seguido que garantia mais qualidade, ninguém deveria se opor a isso, não é mesmo?

A verdade é que muita gente, até hoje, considera a lei de pureza muito rigorosa, como um fator que limita a produção, impedindo inovações. Em relação a isso, os alemães se defendem dizendo que a receita é uma base sólida que pode ser personalizada sem que se perca o padrão.

O sabor da cerveja

Os alemães não estão errados; é possível criar centenas de sabores com apenas os 4 ingredientes essenciais. Também é importante lembrar que a Reinheitsgebot foi criada em uma situação que pedia por mais rigidez para a própria segurança alimentar.

Estamos em outro momento da fabricação de cerveja que permite mais liberdade no uso de ingredientes como frutas, ervas e especiarias, sem que se perca a qualidade.

Leia também: Saiba a diferença entre cerveja Pilsen e Puro Malte.

A lei da pureza nos dias atuais

Como pudemos ver até aqui, a lei alemã estabeleceu padrões que são seguidos até hoje por inúmeras cervejarias do mundo todo. Há o reconhecimento de que ela ajudou a moldar a história da cerveja e elevar os níveis das produções.

Ainda assim, sabemos que é fácil encontrar bebidas com trigo e milho em mercados do Brasil, que apresentam sabor inferior à receita clássica. O fato é que elas também têm sua importância por serem mais acessíveis aos brasileiros.

O interessante é que os consumidores tenham diversas opções de sabores, composições e harmonizações para escolher, desde que tudo seja produzido com higienização e responsabilidade.

Hoje, a Reinheitsgebot está incorporada a outra regulamentação alemã mais ampla, chamada Biersteuergesetz – também conhecida como “Lei de Taxação da Cerveja”. Entre as novidades está a definição do teor alcoólico das bebidas.

Se você é produtor de cerveja já deve saber que não basta seguir a receita de pureza, seja ela a tradicional ou a versão atualizada. Fatores como a escolha de insumos com alta qualidade e a preparação profissional definem os resultados.

Invista no seu trabalho! Continue acompanhando os conteúdos da Indupropil e se torne um especialista no universo cervejeiro.

indupropil

Share
Published by
indupropil

Recent Posts

Um Guia de Temperaturas de Fermentação de Cervejas Segundo os Estilos

Um Guia de Temperaturas de Fermentação de Cervejas Segundo os Estilos Introdução: A produção de…

5 meses ago

Por que o uso de aditivos?

Por que o uso de aditivos? Usar insumos para vinhos e cervejas é algo recente,…

3 anos ago

Controle de temperatura na fermentação

Se você produz vinho, cerveja ou hidromel você já deve ter se deparado com a necessidade…

3 anos ago

Por onde começar? O passo a passo inicial da sua mini-cervejaria

Aqui no blog Indupropil estamos sempre falando de um dos nossos empreendimentos favoritos, as cervejarias…

4 anos ago

Itens essenciais para um bom kit de cerveja artesanal

O que é necessário para fazer cerveja caseira? E qual o tempo necessário para aprender…

4 anos ago

Guia dos diferentes tipos de cerveja: qual a sua preferida?

Tanto para você que é fabricante de cerveja artesanal quanto para você que é apenas…

4 anos ago