Categories: Mundo da cerveja

Como aumentar a produção de cerveja?

O mercado de cervejas tem crescido exponencialmente, cada vez mais, e o crescimento não fica relegado apenas às gigantes do ramo. Felizmente, a indústria artesanal também tem tomado sua fatia na participação, que também só cresce. Aumentar a produção de cerveja é um dos meios mais inteligentes de cravar um espaço nesse cenário pois, não adianta tanto possuir um fórmula muito comentada que mova a curiosidade dos entusiastas sem uma contrapartida real de distribuição.

Aumentar a popularidade de sua bebida em mais lugares é também estar em mais lugares, para que as pessoas possam provar por si mesmas ao invés de ficar apenas no plano das ideias.

O aumento da distribuição, porém, tem demandas reais e práticas. A notoriedade de sua bebida significa muito, mas ela precisa ser testada, confrontada pela comunidade.

Crescer, profissionalizar, em termos práticos, possui essa relação direta com a produção, e, a menos que seja de seu interesse manter um nome que, por falta de participação no mercado e na comunidade pode acabar sendo esquecida, aumentar a produção de cerveja será o caminho para ganhar espaço e manter o ciclo de produção de forma saudável e crescente.

 

É por isso que separamos algumas dicas fundamentais para aumentar sua produção de forma segura;

 

Compre Acessórios Novos

A menos que possua um bom capital inicial e predileção pelo risco, você certamente buscou um material modesto para começar sua produção, para colocar em ação a série de tentativas, erros e acertos comum à maioria das atividades. Nada mais justo do que a precaução.

Mas se hoje você sente mais confiança, que está relativamente estabelecido em sua produção e deseja expandir-se, talvez seu equipamento já não baste para suprir as projeções que fez.

Especialmente porque muitos dos acessórios estão submetidos ao desgaste e, se você optou por aqueles mais em conta, de materiais menos duráveis, pode também estar comprometendo a qualidade e pureza de sua bebida, uma vez que, na produção de alimentos, a limpeza e integridade dos artigos é fundamental, especialmente tratando-se de bebidas que precisam passar processos longos de fermentação sem contato com agentes exteriores e são sensíveis à contaminações.

Alguns acessórios também possuem limitações de volume, como baldes, tonéis, bombas e afins. O lado bom é que, muitas vezes seu equipamento ainda está em ótimas condições de operabilidade e, ao invés de simplesmente substituí-los, você pode usar o equipamento antigo como produção suplementar e onde produzia-se um volume de 50, produz-se 100 e mais os outros 50 do equipamento anterior, já que os insumos são os itens relativamente mais baratos e o tempo para produzir (que muitas vezes é a grande questão) não será dobrado com o aumento da produção, mas sim fracionado entre mais operações. Dobrar o volume não é necessariamente dobrar o tempo dispendido, mas a relação de custo-tempo-benefício crescerá bastante!

Neste link você pode acessar uma série de equipamentos com grande variedade e procedência para agregar à sua produção.

 

Faça Cursos Específicos

Muitas vezes, na solidão de nossa produção, referenciados por tutoriais e livros, acaba não havendo o fluxo de ideias, a oportunidade de fazer perguntas muito específicas ou confrontar perspectivas de forma produtiva.

A produção de cerveja não é, nem de longe, uma coisa fechada. Pelo contrário: a experimentação dos cervejeiros artesanais tem se provado muito produtiva para o cenário como um todo, o surgimento de fórmulas e até estilos de cerveja que se popularizam e levam o nome da comunidade adiante, para novos ambientes e patamares.

Participando de um curso, você aprenderá as minúcias de novas técnicas que poderá implementar à seus experimentos ou agregar à seu rol de produção, tirar dúvidas pontuais e criar oportunidades para que mais dúvidas surjam no processo.

Além de tudo isso, o networking que tais cursos facilitam é excepcional: estar entre outros cervejeiros, cheios de planos, projetos e opiniões, que muitas vezes gostariam de fazer amigos do ramo, ou quem sabe até parceiros para unir forças, ideias e socializar os riscos em algum novo empreendimento. A história de muitas cervejarias independentes e promissoras começou assim!

 

Adquira Um Kit Completo

Outra boa opção para economizar na compra de novos acessórios e equipamentos é compra-los em kits. Com isso, ao invés de precisar racionalizar seus equipamentos para uma produção suplementar, como ter de desconectar e reconectar a torneira ou compartilhar densímetro entre produções diferentes e afins, você pode ter um equipamento completo para suas produções suplementares, sem a necessidade de ficar fazendo mudanças constantes. Adquirir itens extras à parte pode acabar tendo altos custos, seja no parcelamento, no frete e na demora, mas adquirir um equipamento completo de uma vez terá um custo-benefício superior e diminuirá o tempo dispendido entre adaptações, sanitizações e a espera até um módulo de produção usar determinado equipamento para transplantá-lo para outro.

 

Analise Seu Orçamtento

Uma parte considerável em aumentar a produção de cerveja, inevitavelmente, custará dinheiro.

Antes de tomar qualquer medida, observe seu orçamento e faça uma projeção realista; considere os gastos extras, o ambiente de mercado, o custo-benefício. Nenhum fator deve ficar fora de sua análise caso queira racionalizar ao máximo sua relação financeira.

Fique atento ao fluxo real de caixa, o quanto entra baseado no quanto se gasta e entenda que novas implementações não terão retorno instantâneo e que o investimento não é o único fator que garantirá seu retorno. Com o aumento da produção, as demandas aumentam junto, seja por tempo, mão-de-obra, insumos, espaço físico, consumo de água, gás e energia e até outros, como marketing, propaganda em páginas, enfim, ter tudo na ponta do lápis e pensar adiante, mas de forma realista.

Nem todo capital retorna em forma de dinheiro imediatamente, renome na praça, cair nas graças de alguma mídia especializada, ter sua bebida fazendo parte de kits, participar de circuitos cervejeiros, tudo isso agrega um valor enorme à sua marca e muitos desses fatores não podem ser simplesmente comprados com dinheiro. Tenha a mente aberta para o mercado, entenda como tornou-se uma entidade volátil, que muda muito e tem diversos valores além do financeiro, você pode ser contemplado pela dinâmica do mercado de diversas formas, e todas elas são, de alguma forma, um lucro, algo produtivo, que agregue à sua marca e à sua experiência.

 

Para receber mais artigos como este, sobre a cultura cervejeira, seu mercado e produção, assine nossa newsletter e tenha tudo de primeira mão!

indupropil

Share
Published by
indupropil

Recent Posts

Oktoberfest: A Maior Festa Cervejeira do Mundo

Oktoberfest: A Maior Festa Cervejeira do Mundo A Oktoberfest é um dos festivais mais famosos…

2 meses ago

Um Guia de Temperaturas de Fermentação de Cervejas Segundo os Estilos

Um Guia de Temperaturas de Fermentação de Cervejas Segundo os Estilos Introdução: A produção de…

12 meses ago

Por que o uso de aditivos?

Por que o uso de aditivos? Usar insumos para vinhos e cervejas é algo recente,…

4 anos ago

Controle de temperatura na fermentação

Se você produz vinho, cerveja ou hidromel você já deve ter se deparado com a necessidade…

4 anos ago

Por onde começar? O passo a passo inicial da sua mini-cervejaria

Aqui no blog Indupropil estamos sempre falando de um dos nossos empreendimentos favoritos, as cervejarias…

5 anos ago

Lei da pureza alemã: padrão de qualidade na produção de cervejas

Quem entende de cerveja já sabe que os alemães são referência no setor. A disciplina…

5 anos ago