Categories: Mundo da cerveja

Como fazer uma Weiss? Se liga na receita!

Até algum tempo atrás, as cervejas de trigo eram fiéis a uma receita alemã para determinar sua pureza. O modo como se fazia uma Weiss consistia na adição de trigo e cevada apenas, sem lúpulo nem filtragem, o que dava às típicas cervejas do sul da Alemanha, com um tom pálido, sabor de banana, canela e pão fresco. Além de um líquido encorpado, denso e refrescante, com sedimentos de fermentação no fundo, que eram misturados no copo especial para cervejas de trigo, com um colarinho volumoso e cremoso.

As Weiss mudaram de lá para cá, mas seus atributos principais continuam fazendo muito sucesso e sendo replicados graças às tecnologias que desobrigam nossos cervejeiros a passar por todo o longo e arcaico processo da bebida. Isso permite que a produção de uma das cervejas mais peculiares e tradicionais seja feita em casa.

As cervejas Weiss, para você saber, combinam perfeitamente com a típica comida do sul da Alemanha: salsichões, massas fritas e outros pratos salgados com tons adocicados, ou umami, como a comida tailandesa.

Para fazer sua própria Weiss, fique de olho na receita que preparamos! Ela é baseada no kit de insumos para Weiss da Indupropil, mas, você é livre para alterar os ingredientes, a ordem e proporções, certo? Esse é apenas um exemplo padrão, com os insumos mais tradicionais e característicos da bebida.

Como fazer uma Weiss? Anote a receita!

Receita para 10 litros de cerveja;

  • Preparando-se

Separe seu caldeirão e os equipamentos devidamente esterilizados e sanitizados, cheque as conexões, se seu recirculador está operante, e adicione 11 litros de água mineral, deixando-a aquecer em fogo alto.

Quando o termômetro indicar 52 graus, adicione todo o malte (Pilsen & de Trigo).

  • Brassagem

Esta é a etapa em que você irá criar o mosto, o coração da cerveja. Como o malte de trigo é mais denso, o processo será um pouco mais demorado e com o fogo mais baixo que o comum.

Procure manter a temperatura média de 50 graus por meia hora, enquanto mexe o mosto com uma colher, para ir fazendo a rampa proteica, ou seja, até conseguir extrair todo o açúcar do malte. Suba para 65o após a primeira meia hora e, por mais 45 minutos, vá mexendo o mosto na panela.

Agora, no Mash Out, depois dos 75 minutos de brassagem, aumente a temperatura para 75o e ferva por mais 10 minutos, dessa vez sem mexer o mosto.

  • Recirculação

Enquanto você faz o mash out e coloca a bomba para recircular o mosto por mais 15 minutos com a panela desligada, vá preparando uma segunda panela com 10 litros de água para ser fervida em 75o e a mantenha a parte por enquanto.Assim que concluir a recirculação, transfira o mosto para outra panela pela trasfega e, com a água fervida, vá lavando, colocando água sobre o resíduo do malte, sem mexê-lo muito.

  • Nova fervura, lupulagem e resfriamento

Depois de transferir o mosto para a panela de fervura junto com a água do malte filtrada, provavelmente haverá uma média de 11 a 12 litros. Inicie uma nova fervura, assim que perceber o ponto, adicione o lúpulo Tettnang Tettnanger, que acompanha o kit Weiss da Vinho E Cerveja Em Casa. A fervura deve levar uma hora. Na primeira meia hora, acrescente 1/3 do lúpulo e, perto dos minutos finais de fervura, os outros 2/3 do conteúdo.

Após a longa fervura, no ponto mais alto do fogo, é hora de começar seu resfriamento. Introduza o chiller e quebre a temperatura o mais rápido possível para os 30/26 graus. Enquanto isso, use uma colher e mexa a cerveja, em sentido horário, para que as partes sólidas cheguem ao fundo. Vá fazendo o Whrilpool e o resfriamento até atingir os 25o.

  • Fermentação

Despeje o conteúdo do mosto já esfriado para seu fermentador cônico e adicione ao líquido o envelope de fermento WB-06 de seu kit. Esse é o momento dos açúcares obtidos na primeira fervura se transformarem em álcool.

Mantenha sua cerveja fermentando durante 7 dias sem ficar abrindo, chacoalhando. Evitar que ela receba luz é também muito importante para o processo. O ideal é guardá-la longe da luz solar, em uma temperatura média de 17 a 21o.

Depois desses primeiros 7 dias de fermentação, retire o mosto e seus resíduos, o trub, que fica acumulado ao fundo do fermentador, e transfira novamente o liquido para o fermentador, para dessa vez ser maturado por 5 dias em temperatura média de 9o.

  • Passos finais

Prepare o priming, ferva 200mls de água com 55 gramas de açúcar e duas gotinhas de limão. Ao transferir o mosto de Weiss para a panela, adicione o líquido que preparou no priming e comece o engarrafamento.

Engarrafe com ajuda de algum item de envase e mantenha as garrafas sempre em pé e longe da luz solar. Deixe-as por 10 dias fazendo a refermentação em temperatura ambiente. Passado esse período, sua cerveja já estará pronta para ser consumida!

E, aí, suas dúvidas sobre como fazer uma Weiss foram sanadas?

Esse é um dos estilos de cerveja mais tradicionais. Com certeza você terá muita história para contar aos amigos enquanto apreciam sua produção artesanal.

No portal da Indupropil você encontra todos os equipamentos para produzir sua própria cerveja. Para conferir mais dicas e novidades do mundo da cerveja acompanhe nosso blog! Confira também outras receitas e aprenda como fazer APA Cascade ou Indian Pale Ale!

indupropil

Share
Published by
indupropil

Recent Posts

Um Guia de Temperaturas de Fermentação de Cervejas Segundo os Estilos

Um Guia de Temperaturas de Fermentação de Cervejas Segundo os Estilos Introdução: A produção de…

5 meses ago

Por que o uso de aditivos?

Por que o uso de aditivos? Usar insumos para vinhos e cervejas é algo recente,…

3 anos ago

Controle de temperatura na fermentação

Se você produz vinho, cerveja ou hidromel você já deve ter se deparado com a necessidade…

3 anos ago

Por onde começar? O passo a passo inicial da sua mini-cervejaria

Aqui no blog Indupropil estamos sempre falando de um dos nossos empreendimentos favoritos, as cervejarias…

4 anos ago

Lei da pureza alemã: padrão de qualidade na produção de cervejas

Quem entende de cerveja já sabe que os alemães são referência no setor. A disciplina…

4 anos ago

Itens essenciais para um bom kit de cerveja artesanal

O que é necessário para fazer cerveja caseira? E qual o tempo necessário para aprender…

4 anos ago