Categories: Mundo da cerveja

Como fazer a Indian Pale Ale? Se liga na receita!

As IPAs são unanimidade entre os apaixonados por cervejas artesanais e permitem muita criatividade para produzir a Indian Pale Ale. Mas, como fazer a Indian Pale Ale?

Por ser uma cerveja com lupulagem e teor alcoólico forte, nascida na necessidade de transportar as Pale Ales inglesas com propriedades bacterostáticas, muitos lúpulos cítricos foram adicionados, tornando-a encorpada e amarga, inconfundível para o paladar.

As IPAs possuem um alto teor alcoólico e proporção de IBUs (categoria de amargor) muito elevado, são cervejas fortes, as mais escuras da família das Ales (cervejas de alta fermentação) e remetem muito ao sabor do caramelo e de frutas cítricas.

É um tipo de cerveja que divide muito os fãs da bebida: alguns amam, outros contraem a boca ao experimentar. Sua presença forte é ideal para harmonizar com comidas apimentadas, como pratos mexicanos e carnes mais gordurosas. Seu frescor intenso combina perfeitamente com sabores que se prolongam no paladar.

Afinal, como fazer a Indian Pale Ale? 

Até aqui os atributos de como fazer a Indian Pale Ale já devem parecer mais evidentes: sua prioridade será na lupulagem, que é seu grande segredo, e, para a alegria de quem gosta de inventar, a IPA é uma cerveja muito experimental, não é à toa que é uma das mais produzidas de forma independente e possui tantos subgrupos;

Esta receita se baseia no kit de insumo IPA da Indupropil, que busca diversificar as opções de forma econômica e prática preservando seus principais atributos. A receita é para 10 litros de cerveja, na medida que quiser aumentar o volume, acrescente proporcionalmente os insumos usando a regra de três.

  • Prepare o equipamento

Sanitize e esterilize seu equipamento, é muito importante evitar todo tipo de contágio, pois as IPAs são altamente dependentes de suas propriedades aromáticas.

Prepare seu caldeirão, adicione uma média de 11,5 litros de água e, com o auxílio de um termômetro, aqueça a água até 72 graus.

  • Adicione o Malte

Adicione os maltes do pacote na gradação que foram enviados: Cara Blonde 20, Cara Gold 120, Munich Light e Pale Ale, suas propriedades darão o aspecto acobreado e com notas de caramelo. Adicione-o de uma vez.

  • Brassagem

Um dos processos chaves é o da criação do mosto, abaixe o fogo à temperatura constante de 65 graus e vá mexendo consistentemente o conteúdo da panela por uma hora.

Prepare uma panela extra para a lavagem do malte, 10 litros a 75 graus também. Após a brassagem, vá subindo gradativamente a temperatura de volta a 75 graus, 1oC por minuto, e não ultrapasse os 75.

Na panela do mosto, comece a recirculação através da bomba, com o fogo já desligado, mantenha o processo de 15 até 20 minutos.

  • Transferindo o Mosto

Com o auxílio da bomba de trasfega, comece a transferir a água com mosto para a segunda panela e vá jogando a água de lavagem fervida sobre os grãos residuais do mosto, mas com cuidado para evitar que o malte se mova muito.

Inicie novamente a fervura do mosto. Ao atingir a temperatura média de 64o, adicione gradualmente os lúpulos. Comece com o lúpulo Citra, colocando todo o conteúdo. Em torno de 35 a 40 minutos de fervura, incremente o Summit e nos últimos 10 minutos, o Topaz.

Aguarde agora mais 1 hora com a panela semiaberta, para evitar a evaporação excessiva do mosto.

  • Resfriamento

Utilizando um chiller com água da torneira, mantenha o resfriador até a cerveja atingir a média de 30 a 25o Enquanto o resfriador age, é o momento do “Whrilpool”, comece a fazer um “redemoinho”, misturando o líquido – em sentido horário – enquanto é resfriado, o grosso do mosto irá para o fundo da panela.

  • Fermentação

Passe o líquido para seu fermentador cônico, sem adicionar o conteúdo sólido do fundo da panela. Coloque o conteúdo do fermento US-05 que acompanha o kit e feche o fermentador.

Aguarde uma média de 9 a 10 dias enquanto o mosto é fermentado na temperatura média de 20oC e depois mais 4 dias na geladeira em temperatura média de 12o.

  • Envase

Para o priming de envasamento, ferva 250 mls de água por 2 minutos com 75 gramas de açúcar e algumas gotas de limão, de 3 a 5. Misture-a com o líquido ao mosto para começar o envase.

Com auxílio do equipamento para envase, e com as garrafas devidamente sanitizadas, vá envasando e arrolhando. Mantenha as garrafas em pé e fora da geladeira, em temperatura ambiente, por 15 dias.

Depois desse período, você já pode colocá-las para gelar e aí é só curtir sua IPA!

Confira algumas dicas extras

  • Fique atento à gradação, os números dados são apenas médias, você pode inovar ou ser mais precavido na medida em que observa os caminhos que a produção está tomando.
  • Não fique abrindo nem exponha seu fermentador cônico ao sol, é importante que o processo de fermentação aconteça sem muitas interrupções e a uma temperatura recomendável, afinal, as Ales são cervejas de alta fermentação e precisam de condições propícias.
  •  Sanitize e esterilize bem seus equipamento. Por conta da longa fermentação, pequenas contaminações podem acabar fazendo alguma diferença no produto final. Confira nosso post para entender mais sobre a importância da sanitização dos seus equipamentos.

Conclusão

E, então, já está com a receita anotada para iniciar os procedimentos? Fabricar a própria cerveja é uma atividade de paixão para muitos cervejeiros. Com essas recomendações, mais criatividade e seu gosto pela cerveja artesanal, certamente o resultado será uma IPA refrescante, frutada e ideal para compartilhar com os amigos junto de uma carne nobre ou chilli.

A Indupropil oferece todos os insumos e equipamentos para você acertar na produção. Para mais receitas, dicas e novidades, acompanhe nosso blog e fique por dentro sobre tudo do Mundo  da Cerveja! Aprenda também, como fazer APA Cascade.

indupropil

Share
Published by
indupropil

Recent Posts

Um Guia de Temperaturas de Fermentação de Cervejas Segundo os Estilos

Um Guia de Temperaturas de Fermentação de Cervejas Segundo os Estilos Introdução: A produção de…

5 meses ago

Por que o uso de aditivos?

Por que o uso de aditivos? Usar insumos para vinhos e cervejas é algo recente,…

3 anos ago

Controle de temperatura na fermentação

Se você produz vinho, cerveja ou hidromel você já deve ter se deparado com a necessidade…

3 anos ago

Por onde começar? O passo a passo inicial da sua mini-cervejaria

Aqui no blog Indupropil estamos sempre falando de um dos nossos empreendimentos favoritos, as cervejarias…

4 anos ago

Lei da pureza alemã: padrão de qualidade na produção de cervejas

Quem entende de cerveja já sabe que os alemães são referência no setor. A disciplina…

4 anos ago

Itens essenciais para um bom kit de cerveja artesanal

O que é necessário para fazer cerveja caseira? E qual o tempo necessário para aprender…

4 anos ago