Categories: Mundo da cerveja

Cerveja e saúde: faz bem ou faz mal? Descubra

Você sabia que o Brasil, atualmente, é o quinto maior produtor de cerveja do mundo? Em média, cada brasileiro consome cerca de 49 litros de cerveja por ano, o que nos leva a produção anual de quase 10 bilhões de litros. Mas, cerveja é bom para a saúde?

Claramente esses números confirmam o fato de que somos um país cervejeiro. No entanto, há inúmeros boatos, mitos e lendas a respeito da ação da cerveja em nossa saúde. Com certeza você já ouviu algumas delas:

“Cerveja dá barriga”, “cerveja é diurética”, “cerveja vicia”  e muitas outras outras histórias que rondam os achismos por aí. Há quem diga que apenas vinho faz bem para a saúde, enquanto qualquer outra bebida alcoólica, necessariamente, faz mal.

Pensando nisso, a Indupropil separou algumas informações sobre os efeitos da cerveja em nossa saúde. Afinal, ela pode fazer bem ou não? Continue a leitura desse post para entender.

Cerveja e saúde: entenda os benefícios e os malefícios

Como sempre enfatizamos aqui no blog, a cerveja é produzida à partir da fermentação alcoólica, especialmente de lúpulo, malte, fermento e água de boa qualidade. Aqui no Brasil, ainda é comum encontrarmos cervejas que também contam com arroz, milho e trigo entre seus ingredientes.

Sabemos que, no geral, a cerveja barata do Brasil não tem uma alta qualidade. No entanto, ainda assim, é muito comum encontrarmos os bares e cervejarias lotadas em happy hours por todo o país.

Nos últimos anos, a produção de cerveja artesanal tem crescido em todo Brasil. Essas cervejas elevam o nível de qualidade do nosso produto nacional, porém, ainda há um caminho muito extenso para se percorrer nesse sentido.

Para ler mais sobre as diferenças entre as cervejas artesanais e industrializadas leia nosso post sobre isso!

Malefícios da cerveja em excesso:

Sabe aquela antiga história de que, às vezes, menos é mais? Pois bem, essa é exatamente a ideia sobre como lidar com essa bebida. Afinal, quando consumida em excesso, a cerveja costuma trazer inúmeros malefícios.

Para entender, siga esse raciocínio: a grande maioria das calorias da cerveja vem de açúcares. Por isso, sim, a cerveja “dá barriga”. O ganho de peso é uma consequência inevitável.

Além disso, raramente o consumo da cerveja vem desacompanhado. Costumamos juntar os amigos,  a família e muitos petiscos. A verdade é que, quanto mais calóricos esses aperitivos, melhor. Amendoim, batata frita, frios, torresmo.

Tudo isso aumenta a sensação de sede, afinal são alimentos salgados e altamente calóricos, logo, a solução para resolver o problema da boca seca é ingerir mais cerveja. Notou o ciclo vicioso?

O último malefício que gostaríamos de citar é o efeito diurético da bebida no corpo. Essa característica é responsável por provocar a excreção constante de nutrientes, vitaminas e minerais, impedindo o corpo os absorve. Ou seja, ela pode sim nos deixar gordos e com carência nutricional.

É por isso que consumir cerveja moderadamente é a melhor opção. Aqui, nem comentamos o efeito social dos excessos, mas sabemos que são muitos e podem causar problemas gravíssimos, principalmente no trânsito.

Entretanto, com esses pontos devidamente considerados, podemos dizer que os benefícios da cerveja são descobertos e podemos, finalmente, observá-los mais de perto.

Benefícios da cerveja para a saúde

Quando consumida moderadamente a cerveja pode oferecer diversos benefícios. Do ponto de vista nutricional, ela possui vitaminas do complexo B, alguns minerais, compostos antioxidantes e ainda pode ajudar a impulsionar efeitos diuréticos.

As cervejas são as bebidas que apresentam menor teor alcoólico, entre as mais populares. Esse fato, aliado a sua capacidade antioxidante, pode reduzir o risco de doenças coronarianas, além de contribuir para a contribuição de lipídios no organismo.

Com relação à manutenção dos lipídeos, vários estudos continuam sendo elaborados para confirmar a correlação entre os fatores e garantir o efeito. Além disso, a ação antioxidante da cerveja ainda pode estar relacionada a prevenção de doenças do coração, inflamações e até o câncer.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia indica um consumo geral de 30 g de etanol por dia para homens e 15 g para mulheres. Essa dosagem equivale a cerca de duas latas de cerveja para homens e uma lata para mulheres, basicamente.

Para conseguir esses efeitos positivos, não precisa exagerar na dose. Muito pelo contrário, para ter acesso a todos os benefícios dessa bebida, é necessário manter uma dose moderada e investir na degustação da cerveja.

Já pensou em produzir a sua própria cerveja?

Como citamos no início do post, a qualidade da cerveja brasileira barata não é das melhores. Mas, se você gosta da bebida e quer ter acesso a uma cerveja de qualidade bem ao alcance das suas mãos, a Indupropil pode ajudar.

Em nossa loja online temos à sua disposição modelos de kit cervejeiros, ideais para você produzir a sua própria cerveja. Gostou da ideia? Então, vem conhecer nossa loja e aproveite para escolher um kit de produção de cerveja que mais atenda a suas necessidades!

indupropil

Share
Published by
indupropil

Recent Posts

Um Guia de Temperaturas de Fermentação de Cervejas Segundo os Estilos

Um Guia de Temperaturas de Fermentação de Cervejas Segundo os Estilos Introdução: A produção de…

5 meses ago

Por que o uso de aditivos?

Por que o uso de aditivos? Usar insumos para vinhos e cervejas é algo recente,…

3 anos ago

Controle de temperatura na fermentação

Se você produz vinho, cerveja ou hidromel você já deve ter se deparado com a necessidade…

3 anos ago

Por onde começar? O passo a passo inicial da sua mini-cervejaria

Aqui no blog Indupropil estamos sempre falando de um dos nossos empreendimentos favoritos, as cervejarias…

4 anos ago

Lei da pureza alemã: padrão de qualidade na produção de cervejas

Quem entende de cerveja já sabe que os alemães são referência no setor. A disciplina…

4 anos ago

Itens essenciais para um bom kit de cerveja artesanal

O que é necessário para fazer cerveja caseira? E qual o tempo necessário para aprender…

4 anos ago