Você sabia que o Brasil, atualmente, é o quinto maior produtor de cerveja do mundo? Em média, cada brasileiro consome cerca de 49 litros de cerveja por ano, o que nos leva a produção anual de quase 10 bilhões de litros. Mas, cerveja é bom para a saúde?

Claramente esses números confirmam o fato de que somos um país cervejeiro. No entanto, há inúmeros boatos, mitos e lendas a respeito da ação da cerveja em nossa saúde. Com certeza você já ouviu algumas delas:

“Cerveja dá barriga”, “cerveja é diurética”, “cerveja vicia”  e muitas outras outras histórias que rondam os achismos por aí. Há quem diga que apenas vinho faz bem para a saúde, enquanto qualquer outra bebida alcoólica, necessariamente, faz mal.

Pensando nisso, a Indupropil separou algumas informações sobre os efeitos da cerveja em nossa saúde. Afinal, ela pode fazer bem ou não? Continue a leitura desse post para entender.

Cerveja e saúde: entenda os benefícios e os malefícios

Como sempre enfatizamos aqui no blog, a cerveja é produzida à partir da fermentação alcoólica, especialmente de lúpulo, malte, fermento e água de boa qualidade. Aqui no Brasil, ainda é comum encontrarmos cervejas que também contam com arroz, milho e trigo entre seus ingredientes.

Sabemos que, no geral, a cerveja barata do Brasil não tem uma alta qualidade. No entanto, ainda assim, é muito comum encontrarmos os bares e cervejarias lotadas em happy hours por todo o país.

Nos últimos anos, a produção de cerveja artesanal tem crescido em todo Brasil. Essas cervejas elevam o nível de qualidade do nosso produto nacional, porém, ainda há um caminho muito extenso para se percorrer nesse sentido.

Para ler mais sobre as diferenças entre as cervejas artesanais e industrializadas leia nosso post sobre isso!

Malefícios da cerveja em excesso:

Sabe aquela antiga história de que, às vezes, menos é mais? Pois bem, essa é exatamente a ideia sobre como lidar com essa bebida. Afinal, quando consumida em excesso, a cerveja costuma trazer inúmeros malefícios.

Para entender, siga esse raciocínio: a grande maioria das calorias da cerveja vem de açúcares. Por isso, sim, a cerveja “dá barriga”. O ganho de peso é uma consequência inevitável.

Além disso, raramente o consumo da cerveja vem desacompanhado. Costumamos juntar os amigos,  a família e muitos petiscos. A verdade é que, quanto mais calóricos esses aperitivos, melhor. Amendoim, batata frita, frios, torresmo.

Tudo isso aumenta a sensação de sede, afinal são alimentos salgados e altamente calóricos, logo, a solução para resolver o problema da boca seca é ingerir mais cerveja. Notou o ciclo vicioso?

O último malefício que gostaríamos de citar é o efeito diurético da bebida no corpo. Essa característica é responsável por provocar a excreção constante de nutrientes, vitaminas e minerais, impedindo o corpo os absorve. Ou seja, ela pode sim nos deixar gordos e com carência nutricional.

É por isso que consumir cerveja moderadamente é a melhor opção. Aqui, nem comentamos o efeito social dos excessos, mas sabemos que são muitos e podem causar problemas gravíssimos, principalmente no trânsito.

Entretanto, com esses pontos devidamente considerados, podemos dizer que os benefícios da cerveja são descobertos e podemos, finalmente, observá-los mais de perto.

Benefícios da cerveja para a saúde

Quando consumida moderadamente a cerveja pode oferecer diversos benefícios. Do ponto de vista nutricional, ela possui vitaminas do complexo B, alguns minerais, compostos antioxidantes e ainda pode ajudar a impulsionar efeitos diuréticos.

As cervejas são as bebidas que apresentam menor teor alcoólico, entre as mais populares. Esse fato, aliado a sua capacidade antioxidante, pode reduzir o risco de doenças coronarianas, além de contribuir para a contribuição de lipídios no organismo.

Com relação à manutenção dos lipídeos, vários estudos continuam sendo elaborados para confirmar a correlação entre os fatores e garantir o efeito. Além disso, a ação antioxidante da cerveja ainda pode estar relacionada a prevenção de doenças do coração, inflamações e até o câncer.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia indica um consumo geral de 30 g de etanol por dia para homens e 15 g para mulheres. Essa dosagem equivale a cerca de duas latas de cerveja para homens e uma lata para mulheres, basicamente.

Para conseguir esses efeitos positivos, não precisa exagerar na dose. Muito pelo contrário, para ter acesso a todos os benefícios dessa bebida, é necessário manter uma dose moderada e investir na degustação da cerveja.

Já pensou em produzir a sua própria cerveja?

Como citamos no início do post, a qualidade da cerveja brasileira barata não é das melhores. Mas, se você gosta da bebida e quer ter acesso a uma cerveja de qualidade bem ao alcance das suas mãos, a Indupropil pode ajudar.

Em nossa loja online temos à sua disposição modelos de kit cervejeiros, ideais para você produzir a sua própria cerveja. Gostou da ideia? Então, vem conhecer nossa loja e aproveite para escolher um kit de produção de cerveja que mais atenda a suas necessidades!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *