Quem não ama o sabor de um bom vinho caseiro? Frutas bem selecionadas e uma atenção extra ao preparo garantem uma produção saborosa e digna de comemoração com os amigos. Para quem ama o tradicional sabor da uva fresca, mas está buscando novas experiências, aprender a fazer um saboroso vinho com fruta pode ser uma ótima pedida!

Para essa nova perspectiva de sabor, você pode se jogar na criatividade mudando as combinações de insumos, explorando uma matéria-prima além das tradicionais uvas, ou preparando drinks com o seu vinho caseiro básico. O importante aqui é construir novas memórias gustativas.

Para quem quer se jogar na produção efetivamente, os especialistas recomendam algumas combinações mais cítricas, como a laranja, o limão e até mesmo o abacaxi. A maçã e as frutas vermelhas também são sempre bem vindas.

Mas se você quer ousar de verdade, que tal acompanhar nossa receita de vinho com jabuticaba? Ela já foi postada aqui no blog e promete ser um sucesso nos próximos jantares e comemorações!

Receita básica para seu vinho de frutas caseiro

A gente sabe que a regra aponta as uvas como escolha básica, mas o processo de produção do vinho é a mesma para qualquer componente. Você só precisa garantir um kit completo para sua produção e começar e de um pouco de paciência. O processo leva tempo, mas vale muito a pena. Vamos a receita básica de vinho caseiro?

Comece pelo ingrediente e separe:

  • 16 copos da fruta de sua escolha;
  • 02 copos de mel;
  • 01 pacote de levedura;
  • Água filtrada.

Após a coleta de todos os ingredientes, é necessário juntar as peças do seu kit de preparo.  Você pode usar materiais improvisados, o que oferece uma chance, mesmo que pequena, de contaminação na hora da fermentação, ou garantir equipamentos específicos para essa função, que promovem a qualidade e a durabilidade da sua produção caseira.

Outro momento de escolha importante é o referente as frutas, que, como já comentamos, podem ser escolhidas conforme seus gostos pessoais, mas atenção! Prefira os produtos orgânicos, frutas tratadas com algum componente químico podem contaminar a mistura.

Depois que você já tem em mãos seu kit para vinho Indupropil e as frutas orgânicas, começa o processo de esmagamento. Tire caules, folhas e possíveis sementes e, para quem prefere um vinho mais suave, retire as cascas e comece a espremê-las com o esmagador. Adicione a esse “suco” a água filtrada e deixe a mistura começar a agir.

Hora de preparar!

Adicione o mel e as leveduras e deixe que elas se alimentem. Ele vai determinar a quantidade de sabor adocicado que seu vinho caseiro vai proporcionar, por isso elabore bem o sabor que você busca conquistar, e não se esqueça de considerar a doçura da fruta que você está utilizando.

Mexa o mosto (mistura dos ingredientes com as leveduras) com uma colher de cabo longo, após finalizar, cubra o recipiente e deixe descansar por uma noite. Deixe o recipiente descansar, nessa etapa todo o tempo é precioso, mas cerca de 30 até 60 dias já pode ser suficiente para chegar a uma fermentação satisfatória.

Após o fim da fermentação, chegou a hora de passar todo o conteúdo do recipiente por um coador ou peneira bem fininha. Transfira esse líquido restante para uma garrafa limpa e tampe com uma rolha de cortiça.

Seu vinho caseiro de frutas pode durar até 30 dias após ser aberto, e sua mistura totalmente natural pode ser levada até a geladeira ou conservada em outro lugar! Agora é só escolher os melhores acompanhamento e degustar essa delícia com a galera!

Prefere o vinho caseiro tradicional? Ouse nas combinações!

Se você é do tipo de pessoa que não dispensa o bom e velho vinho caseiro de uva, saiba que ainda existem opções de misturar a bebida com frutas de um jeito super criativo! A sangria é uma bebida tipicamente espanhola que combina um bom vinho tradicional com a refrescância das frutas tropicais. Se liga na receita!

  • 01 garrafa de vinho caseiro feito com uvas
  • 02 colheres de sobremesa de açúcar
  • ½ dose de licor de laranja e ½ dose de conhaque
  • ½ jarra de frutas picadas
  • 1 rodela de limão e uma de laranja
  • ½ lata de soda

Para preparar o drink você só precisa juntar todos os ingredientes em uma jarra bem grande e mexer bem para que as combinações e incorporem melhor. Sirva a mistura bem gelada!

Viu como é fácil combinar as frutas e o vinho caseiro? Seja na construção da própria bebida,  ou seja na mistura em um drink, o vinho caseiro pode ser a atração principal da próxima comemoração com os amigos!

Reunir a família, e os amigos, para experimentar um vinho que você mesmo preparou não tem preço! Por isso fique ligado aqui nas novidades do nosso blog para mais receitas criativas e confira todas as opções de kits e insumos no nosso site. Entre hoje mesmo para o mundo das bebidas caseiras com a Indupropil!

4 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *