Existe mercado para o Vinho Artesanal?

O consumo de vinho por pessoa no Brasil está em torno de 2 litros ao ano. Um número até 10 vezes mais baixo que o de nossos vizinhos Chilenos e Argentinos, que são regiões conhecidas por suas produções.

Mais de 80% de nosso consumo vem de vinícolas industriais, mas o número de vinhos artesanais nacionais cresceu muito desde 2015, otimistas 4,5% – o que tem impressionado muito a comunidade enóloga brasileira e incentivando a produção artesanal, que começa a sentir-se moralizada e confiante.

 

Quais os fatores que envolvem nosso consumo de vinho?

Grande maioria dos brasileiros tem alguns conceitos que ainda restringem sua apreciação genuína dos vinhos, o primeiro é o fato de que muita gente considera o consumo de vinho associado aos momentos especiais, de grande celebração ou à momentos íntimos. Muito raramente o consumo de vinho é associado às refeições ou à degustação. Ele ainda é o favorito dos casais que celebrem algo ou das celebrações consideradas nobres.

Nossos vizinhos têm o hábito de consumir vinho nas refeições, nós raramente o fazemos.

Outro fator que nos afasta de um consumo mais regular dos vinhos é o pensamento de que para ser um produto de qualidade, o vinho precisa ter preços altos. Quanto mais alto o preço, maior a qualidade. E isso está longe de ser verdade.

A maioria dos vinhos industriais, até dos importados geralmente sequer mostra algum dado da procedência de seu produto, como seria possível presumir tal coisa então? Graças à internet, é possível ler reviews importantes, mas nas gôndolas do mercado, geralmente o consumidor é atraído pelas bandeiras e pelos nomes em francês. O vinho brasileiro muitas vezes acaba sendo ignorado, mesmo sendo mais barato e de tão boa procedência quanto.

Essa mistificação dos produtos de fora nem sempre faz sentido e muitas vezes o alto preço vem das taxas de importação que podem encarecer muito o produto e da própria margem de lucro de quem consegue compreender essa mistificação dos consumidores amadores de vinho e lucrar sobre isso.

Maioria de nós ainda acredita que o vinho é um artigo muito fino, que deve ser consumido como faz um sommélier. Outro engano, é possível apreciar todos os aspectos de um bom vinho sem precisar fazer pose, basta bebê-lo com calma, acompanhado de um alimento, sem algo que bloqueie seu paladar, como doces ou tabaco.

 

O que explica o crescimento?

Bem, junto do crescimento dos vinhos artesanais, cresceram também as cervejas artesanais, ambos quase na mesma proporção – uma proporção muito otimista para quem produz, diga-se de passagem -. Uma parte pode ser explicada pela ascensão de consumo de muitas pessoas que, até então, passaram a vida toda consumindo cervejas e vinhos industriais, padronizados, sem procedência.

Como tanto a cerveja como o vinho são artigos muito associados à celebração, e a celebração por sua vez é associada com um momento que merece qualidade, não levou muito tempo para que começássemos a querer dar qualidade para nossos momentos de celebração, a nos permitirmos consumir produtos de qualidade.

A onda de importados veio antes, mas os importados eram extremamente caros e seus preços muitas vezes não eram condizentes nem com o produto nem com a capacidade média de consumo. Mas ainda queremos consumir bons produtos. É nesse momento que, na onda de outros países, as produções artesanais começaram a tomar força.

A nova revolução empreendedora que tomou o mercado nos últimos 5 anos conseguiu muito sabiamente ampliar o acesso e criar ambientes e culturas de consumo para os entusiastas e foi capaz de angariar muito mais interessados. As comunidades de entusiastas cresceram como nunca. O vinho e a cerveja tornaram-se uma opção real de consumo. No lugar dos vinhos suaves extremamente doces e das cervejas sem aroma nem sabor, apareceram produtos que excitavam muito o paladar, que combinavam bem com as novas tendências de comidas que surgiam. Um foi associando-se ao outro, criando uma rede de consumo coesa e dinâmica.

 

O Mercado está amigável para esse tipo de produção?

Não apenas amigável, o mercado urge novos produtos.

A comunidade de consumidores de produtos gourmet explodiu, criou toda uma nova categoria de consumidores fiéis e dispostos a ter diversas experiências.

Como as bebidas artesanais podem ser altamente customizáveis, o mercado dificilmente ficará estagnado ou saturado tão cedo. O grande ponto é fazer a diferença para angariar o interesse da comunidade, que não para de se expandir para mais estratos econômicos. Hoje muito mais pessoas acham importante variar e ter qualidade de consumo.

É um ótimo momento para aproveitar o boom e tentar se estabelecer, criar capilaridade nesse ambiente comercial que está aquecido. Em verdade, os únicos setores que têm crescido em meio à crise atual tem sido aqueles de bebidas alcoólicas e de bancos.

Observe a capacidade dinâmica de imersão de seu produto, busque temas, uma logo, uma embalagem, tudo aquilo que aumente o interesse, explique sua procedência, os processos do seu produto, tudo aquilo que faça seu produto se destacar entre os outros nas prateleiras e na boca dos entusiastas.

No portal da Indupropil você encontra mais artigos importantes sobre as etapas de produção e da cultura das bebidas artesanais para ter o melhor rendimento e aproveitamento, siga nossa newsletter e esteja sempre informado!

indupropil

Share
Published by
indupropil

Recent Posts

Um Guia de Temperaturas de Fermentação de Cervejas Segundo os Estilos

Um Guia de Temperaturas de Fermentação de Cervejas Segundo os Estilos Introdução: A produção de…

5 meses ago

Por que o uso de aditivos?

Por que o uso de aditivos? Usar insumos para vinhos e cervejas é algo recente,…

3 anos ago

Controle de temperatura na fermentação

Se você produz vinho, cerveja ou hidromel você já deve ter se deparado com a necessidade…

3 anos ago

Por onde começar? O passo a passo inicial da sua mini-cervejaria

Aqui no blog Indupropil estamos sempre falando de um dos nossos empreendimentos favoritos, as cervejarias…

4 anos ago

Lei da pureza alemã: padrão de qualidade na produção de cervejas

Quem entende de cerveja já sabe que os alemães são referência no setor. A disciplina…

4 anos ago

Itens essenciais para um bom kit de cerveja artesanal

O que é necessário para fazer cerveja caseira? E qual o tempo necessário para aprender…

4 anos ago