O que é necessário para fazer cerveja caseira? E qual o tempo necessário para aprender as melhores receitas? Se você está dando seus primeiros passos no mundo cervejeiro, temos certeza que essas duas perguntas já passaram pela sua cabeça. Respondê-las não é nada fácil, mas começar por um bom kit de cerveja artesanal pode ser um ótimo start.

O processo de aprendizado é sempre uma jornada para o futuro, pesquisar teorias sobre a bebida, cursos e tutoriais é sempre importante, mas em algum momento é preciso partir para as atividades práticas. 

Mesmo com pouca experiência, manipular o lúpulo, as leveduras e os demais insumos é o melhor jeito de aprender essa arte milenar. Produzir uma cerveja artesanal não é algo simples, são muito passos que merecem sua devida atenção. 

Além disso, o produto final exige de paciência e precisão em todas as etapas. Aqui no blog temos vários posts com receitas para as mais diferentes cervejas, mas antes de testar todas elas, é preciso garantir seu kit completo para cerveja artesanal!

Kit de cerveja artesanal: os primeiros passos

Para dar início a sua fabricação artesanal, é importante não abrir mão de produtos de qualidade. Investir tempo e dinheiro na arte é necessário para acrescentar seu conhecimento, mas nada é mais frustrante quando toda sua dedicação vai “pelo ralo” com receitas que nunca funcionam, não é mesmo?

Por isso é tão essencial dar um passo atrás e, antes de iniciar sua produção de fato, pesquisar e encontrar o kit cervejeiro perfeito para atender todas as suas expectativas como produtor.

As possibilidades no mercado de bebidas artesanais são muito diversas, e o melhor jeito de encontrar sua linha é degustar o máximo possível antes de começar a produzir. Seja para cervejas, vinhos, bebidas com toque doce ou amargo, não vale a pena perder dias de produção com equipamentos inadequados ou improvisados.

Uma paixão tão inspiradora como a produção de cervejas deve ser levada a sério, e as peças adequadas elevam seu teor de qualidade e permitem ainda mais aprendizagem.

Você conhece a fabricação de vinhos artesanais? Click para saber mais!

E então, vamos montar o kit perfeito?

Equipamentos essenciais para cerveja artesanal

Para começar uma produção realmente de qualidade, é importante considerar algumas necessidades básicas desse tipo de fabricação. O primeiro fator é disponibilizar um espaço na sua residência para montar a estação com todos os equipamentos. Itens para armazenar, refrigerar e fermentar devem ser organizados de forma prática.

Outra atenção necessária na hora de escolher os equipamentos para seu kit é prestar atenção no tamanho de cada item. Ele não interfere na hora da fabricação, mas dependendo do destino das bebidas, é importante levar esse fator em consideração. Normalmente, os produtores domésticos buscam as opções para 40 ou 20 litros.

 

 

O kit ideal de para produções iniciantes de cerveja artesanal deve conter três recipientes diferentes. Uma para brasagem, uma para água da lavagem dos grãos, e a terceira para realizar a fervura.

Como o tamanho das panelas e caldeirões  não é necessariamente o mesmo, as escolhas devem ser feitas a partir da quantidade de cerveja que você pretende fazer em cada preparação. O único detalhe essencial é separar a panela maior para ser usada na fervura, as outras duas menores podem ser destinadas para brassagem e lavagem.

 

  • Conexões para caldeirões

 

Os conectores auxiliam no transporte do líquido de uma panela para a outra, por isso eles devem ser de extrema qualidade, para não contaminar a bebida durante a passagem das etapas de produção

Para realizar uma conexão completa, adicione ao seu kit uma válvula esfera, niple, o-ring, arruelas lisas, porca, espigão macho e mangueira. Lembre-se de prestar atenção no material de cada acessório, eles devem ser sempre de inox e silicone.

 

  • Fogareiro

 

Não caia na ideia que um fogão caseiro pode substituir os fogareiros profissionais. O eletrodoméstico não tem a potência necessária para atender todas as necessidades da produção artesanal de cervejas.

A alta pressão deve ser um fator decisivo aqui, já que é só com ela que as misturas atingem a temperatura ideal de fervura. Outra vantagem do fogareiro próprio para sua fabricação é que ele é portátil e pode acompanhar a mudança ou até o crescimento, do seu espaço.

 

  • Moedor de grãos

 

Para algumas receitas, o ideal é manter o grão de malte inteiro para um sabor mais puro e forte. Porém, para expandir suas opções e testar o maior número de combinações possíveis, é ideal adquirir um moedor que proporcione um resultado homogêneo para os grãos.

 

  • Brassagem

 

Essa etapa depende de alguns equipamentos mais específicos, por isso é importante prestar atenção para que ela não seja prejudicada. Para uma brasagem completa, é necessário adicionar ao seu kit: fundo falso (bazooka), pá cervejeira, termômetro analógico e/ou digital de espeto, jarra ou bomba para recirculação, densímetro, e um filtro de água.

A bazooka, ou fundo falso, tem um papel purificador dentro do seu kit cervejeiro, já que seu filtro trabalha para separar o bagaço final do mostro do malte, por isso ela deve ser selecionada com muita precisão.

 

  • Fermentação

 

Fermentar é construir de fato sua cerveja, é bem nessa etapa que ela toma forma e por isso os utensílios aqui são super importantes. O fermentador em formato de cone deve ser completado por uma bombona, um balde, torneira, o-ring de silicone, um blow off e uma mangueira.

 

  • Refrigerar e armazenar

 

Ao fim do processo de fermentação, é necessário armazenar sua mistura para que o processo seja finalizado da forma certa. Nesse caso, não é necessário adquirir um equipamento especial para isso, se você já tem uma geladeira no seu espaço de produção, ela pode ser usada tranquilamente.

O ambiente com temperatura controlada faz parte da fabricação das cervejas artesanais, por isso seu freezer, ou geladeira, não deve ser uma opção com funcionamento precário. Para evitar imprevistos, vale a pena adicionar um termostato externo ao equipamento.

Para iniciar sua produção artesanal no mercado cervejeiro, um bom kit para cerveja é essencial, por isso não abra mão de nenhum item. Outro fator importante é o conhecimento sobre esse tema, e aqui no blog temos diversos conteúdos especiais para te ajudar nessa etapa, não deixe de conferir! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *