Existem diversas opções de cervejas doces que podem agradar ao seu paladar e até te tornar um grande apreciador. Saiba mais sobre elas, aqui!No churrasco com os amigos, na formatura ou no almoço de domingo: toda situação merece uma boa cerveja e os brasileiros sabem muito bem disso muito bem, já que as cervejas artesanais se tornaram uma grande força por aqui. O que muitos não sabem é que a bebida pode ser bem mais que amarga ou cítrica.

Opções como a famosa cerveja amanteigada do mundo dos bruxos de Harry Potter, ou os rótulos doces que situam entre as principais listas do mundo, podem inspirar novos sabores na sua produção artesanal, ou ser uma ótima ideia para uma noite de degustação com os amigos.

Esse toque de sabor tão diferenciado no mundo cervejeiro costuma não ser apreciado com tanta naturalidade, muitos inclusive renegam sua qualidade. Mas uma boa cerveja doce pode ser original e proporcionar novas nuances de sabor quando combinada aos insumos e receitas certas.

Para aprender mais sobre as cerveja doces, é preciso abraçar a ousadia desse tipo de bebida e se jogar nas opções disponíveis no mercado sem preconceito. E para te ajudar nessa missão, o post de hoje da Indupropil é exatamente sobre esse assunto. Vamos conhecer mais sobre o lado doce da cerveja?

Cerveja amanteigada: da ficção para a realidade!

Vamos começar a explorar as possibilidades das cervejas doces por aquela que pode ser considerada a mais famosa de todas, mesmo que ela tenha surgido dentro da ficção. No início do século, mas precisamente em novembro de 2001, o mundo foi apresentado a jornada do bruxinho Harry Potter.

A partir do lançamento do primeiro filme da saga, jovens dos mais diferentes lugares começaram a acompanhar essa história. Com o passar dos anos, o jovem feiticeiro foi crescendo, e nos últimos filmes da saga fomos apresentados a bebida bruxa que virou febre entre os fãs, a cerveja amanteigada.

A bebida a base de gengibre, canela e baunilha começou a ser comercializada nos parques temáticos da saga, e não demorou muito para chegar em lojas e pequenos produtores do mundo todo. Apesar de sua fama ser inteiramente ligada a saga de livros e filmes da autora J.K. Rowling, ela foi bem recebida e ganhou apreciadores de várias idades.

A bebida possibilita receitas na versão frozen, onde a essência de baunilha é substituída pelo sorvete, ou em sua forma original, que pode ou não ser alcoólica, tudo depende do tipo de espumante que você pretende utilizar para preparar a mistura. Essa pode ser uma ótima opção para treinar com adjuntos e especiarias incomuns.

Como funciona a produção da cerveja doce?

Para dar início a produção da sua cerveja doce artesanal, é importante escolher os maltes utilizados, já que são esses elementos que adicionam os sabores adocicados a composição. Dentro do processo de fermentação, as leveduras se alimentam do açúcar presente no líquido, e a partir daí o gás carbônico e o álcool começam a ser liberado.

Outras fontes de extração de açúcar também pode ser utilizada para encontrar o dulçor da sua cerveja artesanal. Cereais não maltados, como o arroz, e o milho são ótimas fontes para completar seu kit de produção. Um adoçante natural, como o mel, também pode entrar na mistura.

Leia mais e “Conheça os tipos de cereais não maltados“.

Para que o doce do sabor residual seja mais perceptível na bebida final, você também pode escolher pela adição de elementos como a lactose do leite, muito usada em cervejas do tipo Milk/Sweet Stout, ela é capaz de preservar o sabor primário do açúcar fermentado sem adicionar o toque amargo que a própria fabricação da cerveja é capaz de proporcionar.

Cervejas doces: os rótulos que você precisa conhecer

Começar no mundo das cervejas doces não precisa ser um mistério, alguns rótulos são bem famosos e podem ser uma inspiração interessante para suas primeiras produções. Separamos uma lista com 3 opções imperdíveis para degustar e aproveitar o melhor que esse tipo de bebida tem a oferecer.

  • Hoegaarden Forbidden Fruit

Com um teor alcoólico de até 9%, a Hoegaarden foi inspirada no famoso fruto proibido das histórias bíblicas, a maçã. Sua coloração avermelhada, e dulçor suave, são originários do malte torrado e de um lúpulo com muita qualidade. Essa combinação oferece um aroma tipicamente herbal.

Uma característica muito interessante da bebida são suas possibilidades de harmonização, já que os especialistas a indicam como ideal para acompanhar um jantar com carne de cordeiro, faisão e até mesmo pato. Não é atoa que essas opções são sempre servidas com um bom molho agridoce para complementa-las.

 

  • Colorado Berthô

 

Inspirada na miscigenação cultural, e principalmente culinária, do Brasil, essa American Brown Ale é a presentação brasileira das bebidas produzidas com Bertholletia Excelsa. Sua principal essência de aroma e sabor vem da castanha-do-pará, mistura que acentua o poder do malte e do lúpulo presente na combinação.

 

  • Insana Pinhão

 

Vinda diretamente do sul do Brasil, a Insana representa as cervejas doces e raras produzidas por aqui. Limitadas a apenas 15.000 rótulos, a Insana Pinhão tem todas as característica da Barley Wine, mescladas com o sabor típico da região: o pinhão.

Seu teor alcoólico de quase 9% surpreende com a combinação perfeita. O forte e intenso toque maltado se junta a delicadeza do doce produzindo uma mistura única ao paladar, que é atingido por notas amadeiradas com traços de caramelo e ameixas.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre as cervejas amanteigadas e doces? Elas estão no cinema, nas listas de melhores e mais cedo, ou mais tarde, podem aparecer aí pela sua estação de produção! 

Para não ficar de fora das novidades do mundo cervejeiro, continue acompanhando  a Indupropil aqui no blog! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *