Entender o processo de produção da cerveja é essencial para os apaixonados pela bebida ou para quem deseja fazer dela uma fonte de renda. Para esses, com certeza a importância da levedura já é algo muito bem estruturado.

Mas, caso você esteja dando seus primeiros passos na descoberta desse novo desafio, é importante estudar e entender cada componente e como eles interferem durante a produção da cerveja.

Para te ajudar nessa missão, conte com a Indupropil! Continue a leitura deste post e veja o que são as leveduras e como ela influencia na construção dessa bebida que tanto amamos!

Leveduras: o que são e como funcionam?

Chamamos de levedura micro-organismos vivos, que podem ser classificados como fungos e não são vistos a olho nu. Eles são responsáveis pelo processo de fermentação da cerveja e possuem o seguinte nome científico: Saccharomyces.

Normalmente elas aparecem de forma líquida ou em pó e apresentam especificações para utilização entre as cervejas de alta fermentação e para baixa fermentação. Ou seja, para Ales e Lagers, respectivamente.

O lado místico da cerveja, você já conhece?

Em nosso post sobre a origem da cerveja explicamos um pouco sobre as características místicas que a bebida nutria em seus primórdios. Agora, sabemos que o levedo é o responsável pela fermentação, mas nem sempre foi assim.

Durante muito tempo, mais especificamente até o fim do século XIX, as pessoas acreditavam em uma força mística e milagrosa que transformava os grãos em uma bebida saborosa e não compreendida.

Hoje, sabemos que não há nada de misticismo e sim científico. Por isso, temos a consciência de que a bebida precisa ser consumida com moderação, de forma controlada.

Entenda como as leveduras trabalham

Atualmente, cervejeiros profissionais utilizam estirpes puras de levedura. Isso confere à bebida o sabor exato que se espera. Para isso, elas são adicionadas a uma solução que contém grandes índices de açúcares e, então, começam a consumi-lo e a se proliferar.

No entanto, a proliferação das leveduras não é o mais importante. Na verdade, para o cervejeiro, o importante mesmo é o processo de fermentação. Conforme eles se alimentam de açúcares, liberam álcool e dióxido de carbono — processo ao qual damos o nome de fermentação.

Quando as leveduras se alimentam de todo o açúcar, é normal que os níveis de álcool cresçam. Assim, esse ambiente que antes oferecia comida às leveduras acaba se tornando tóxico a elas, além de também não proporcionar mais comida.

Nesse momento, os produtores de cerveja têm a opção de tirar essa levedura da composição, como muitos fazem. Ou não.

Conheça os diferentes tipos de levedura

Existem diversos tipos de leveduras, entretanto, muitas delas não são adequadas para a fabricação da cerveja. Entre os tipos que têm as características necessárias para esse uso, temos dois grupos: os levedos usados para alta fermentação e para baixa fermentação.

Vejamos um pouco sobre cada um deles:

Baixa fermentação: Saccharomyces uvarum

A fermentação dessas leveduras em especial acontecem apenas em processos com temperaturas relativamente baixas, por volta de 7º a 15º. Dessa forma, a levedura apresenta uma ação mais lenta para que a fermentação total aconteça.

De modo geral, o processo de fermentação de leveduras baixas pode demorar cerca de um mês. Além de ser um procedimento lento e de acontecer em baixas temperaturas, essa levedura costuma se alojar na parte baixa do fermentador.

Esse processo é responsável pelas cervejas neutras, que possuem menor aromatização, são mais leves e contém bastante espuma. São cervejas do tipo Lager.

Alta fermentação: Saccharomyces cerevisiae

Ao contrário das leveduras citadas anteriormente, as bebidas de alta fermentação operam em temperaturas mais altas, por volta dos 15º a 25º. Enquanto as Uvarum ficam no fundo do fermentador, essas correm para a parte mais alta do recipiente.

Por causa disso, todo o processo de fermentação dessas cerveja acontece de maneira mais rápida. Em questão de semanas sua cerveja já estará pronta. Essa bebida, porém, terá um teor alcoólico muito maior e também será mais escura.

Nessa caso, você pode encontrar cervejas do tipo Ale. Elas são mais frutadas, densas e mais fortes.

O que é a fermentação espontânea?

A fermentação espontânea é aquela que acontece de forma mais natural, podendo ser considerada uma fermentação selvagem, que conta com a participação de bactérias inerentes ao ambiente.

Nesse caso, teremos cervejas do tipo Lambic, profundamente ácidas. Em situações de fermentação espontânea o processo pode durar até dois anos e acontece em temperatura ambiente. No Brasil, ela não é muito encontrada, mas em países como a Bélgica, é bastante comum.

E então, gostou do post? Esperamos que agora fique mais simples entender o funcionamento e a importância da levedura no processo de fabricação da cerveja. Para mais conteúdos como esse, continue acompanhando o blog da Indupropil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *