Se você é fã de cervejas, sem dúvidas, já ouviu falar sobre este assunto, até mesmo por que deve saber que a água está presente em todo o processo de fabricação de bebidas. “Quanto maior a qualidade da água, melhor é a qualidade da cerveja”, com certeza, você já deve ter ouvido essa frase em algum lugar, mas, você sabe exatamente o que isto quer dizer? Bom, esse é o assunto de hoje aqui no blog da Indupropil e você que é produtor de cerveja artesanal iniciante, vai descobrir como melhorar a sua produção e entregar uma cerveja mais saborosa para o seu cliente.

Afinal, qual é a função da água no processo da fabricação da cerveja?

Podemos dizer que a água é, simplesmente, o principal ingrediente da cerveja e este elemento, fundamental para a nossa vida, corresponde a mais de 90% da composição desta bebida que faz um verdadeiro sucesso entre brasileiros. E mais, a água está presente em todas as etapas do processo de fabricação da cerveja, desde a brassagem, passando pela maturação, fermentação e filtração, até a higienização correta dos equipamentos.

Que a água está fortemente presente nos processos de fabricação industrial de bebidas não é nenhuma novidade, mas, e quando se trata da cerveja, o que mais devemos considerar?

É importante ressaltar que a água usada no processo pode ter influência direta no sabor, na textura e até mesmo no amargor da cerveja, já que ela pode alterar três aspectos fundamentais das bebidas: 1. A eficiência e o mosto extraído; 2. O amargor do lúpulo; 3. O sabor final da cerveja.

Importância do pH da água na fabricação da cerveja

Na etapa da brassagem, o pH ideal é ácido, que varia entre 5.3 e 5.4. Caso esteja acima de 5.6, as enzimas não vão estar funcionando de modo eficiente. Já no processo de lavagem, a água deve estar com pH entre 5.5 e 6.0. Superior a isso, pode causar adstringência à cerveja.

A adequação do pH, de modo geral, pode ser realizada com a simples adição de sais na água, como o magnésio ou cálcio, que conseguem ajustar o pH até chegar ao nível adequado. Em algumas situações mais complexas se faz necessário usar ácidos, como o ácido lático para chegar ao nível correto.

O fato é que controlar o nível de pH da água, é fundamental para que você consiga uma cerveja de qualidade no final do processo.

Além do pH, outro fator que é necessário observar com relação à qualidade da água diz respeito à sua pureza, quanto mais pura for a água, melhor será a sua cerveja. Isso varia de região para região, já que a água é retirada de diferentes lençóis freáticos e suas propriedades são diferentes.

Por isso, existem consumidores de cerveja mais experientes que fazem questão de saber de onde vem o lote de fabricação da cerveja em questão, pois sabem que dependendo da região, isso afetará totalmente o sabor e amargor da bebida.

E quanto às cervejas artesanais?

E quando se está produzindo cervejas artesanais, como saber se estamos usando uma água de qualidade em nossa produção? É importante estudar mais sobre o assunto, para saber exatamente e usar equipamentos que serão necessários para medir o pH da sua água, já que é tão fundamental dar atenção ao fator de alcalinidade.

É preciso dominar o processo de concentração de sais em todo o tratamento da água que você irá utilizar. Em cada etapa da produção, é preciso adotar métodos eficazes e qualitativos para atingir o seu objetivo na produção de cervejas artesanais.

O cálcio, por exemplo, é um excelente elemento a ser usado neste processo, já que ele atua como cofator enzimático. Isso significa que o cálcio facilitará o processo enzimático de conversão dos amidos. Ele atua como um íon que facilitará a quebra das moléculas de amido da sua composição, trazendo uma qualidade muito superior.

O cálcio, por exemplo, não ajuda somente na questão de baixar o pH da sua cerveja, mas no momento da fervura e do resfriamento da sua cerveja, ele atuará como coagulador das proteínas, consequentemente, tem uma formação de trub muito melhor, o que evita problemas como gosto ruim e aspecto turvo na cerveja.

Devemos ressaltar que o cálcio é apenas umas das opções que você tem à disposição para reduzir o pH da água, também é possível utilizar o magnésio, o cloreto, o fósforo, o ácido lático e o sódio, por exemplo, isso vai depender muito da receita que você está executando. É possível também usar mais de um elemento na sua receita, mas para isso é preciso estudar e saber exatamente a água que você está utilizando.

O fato é que você precisa ter a certeza de estar usando uma água pura, de qualidade e com o pH ideal na sua produção de cervejas, para que o sabor dela atinja o padrão satisfatório que você busca.

E aí, conseguiu compreender a importância da água na fabricação da cerveja? Aqui no blog da Indupropil, você encontra as melhores dicas para cervejeiros iniciantes, mestres cervejeiros e hobbystas. E se você precisar de elementos para o tratamento da água ou equipamentos para sua produção de cervejas artesanais, a nossa loja está de cara nova e agora ficou muito mais fácil e intuitiva para se comprar. Acesse a loja da Indupropil e confira agora!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *