Essa é sempre a primeira questão que os iniciantes se fazem quando começam a considerar entrar no ramo cervejeiro. Isto é, para quem nutre o sonho de ter a sua própria marca de cerveja e está começando a estudar as possibilidades, conhecer a necessidade de investimento, até mesmo para começar a aprender receitas de cerveja, é fundamental, afinal, tudo o que iremos fazer precisa de um investimento inicial.

Se você aprecia as cervejas artesanais e admira o trabalho independente, com certeza, já deve ter feito essa pergunta, nem que seja para matar a curiosidade. Pensando nisso, a Indupropil decidiu trazer para você esse post, explicando quanto custa fabricar 1 litro de cerveja artesanal. Confira!

Afinal, quanto custa fabricar 1 litro de cerveja artesanal?

Você deve estar imaginando que a resposta para essa pergunta pode ser bastante relativa, afinal, de que cerveja estamos falando? Pois bem, a resposta deve começar exatamente por aí. A verdade é que não dá para bater o martelo quanto ao custo de produção de 1 litro de cerveja artesanal, até mesmo por que isso irá variar de acordo com os insumos e demais ingredientes que serão utilizados na receita.

Em uma média geral, o custo de 20 litros de cerveja artesanal pode variar de 60 até 150 reais ou mais, isso sem contar o valor dos equipamentos e a mão-de-obra do cervejeiro. Como você pode perceber essa variação é bem ampla, portanto, levando em consideração uma família básica dentro do universo das cervejas artesanais, as Largers, é possível fazer uma receita de 20 litros com o custo bem próximo do mínimo que falamos aqui, ou seja, 3,00 por litro.

Isso por que as Largers têm entre os seus principais estilos de cerveja o Pilsen, que usa um dos maltes mais encontrados no mercado, o malte de cevada, que tem baixo custo comercial. É válido ressaltar também que a Pilsen tem apenas 4 ingredientes em sua composição, água, lúpulo, levedura e malte, além de ser uma cerveja de baixa fermentação, o que também ajuda a reduzir os custos de produção.

É claro que, aqui, estamos trazendo apenas um média do quanto você poderia gastar fazendo uma receita de cerveja artesanal de baixo custo com insumos mais acessíveis.

Por que a cerveja artesanal costuma ser mais cara?

Essa questão também dá para ser respondida seguindo a linha de raciocínio acima, isto é, as cervejas artesanais costumam ser mais caras, pois não são fabricadas em larga escala, como as cervejas industrializadas que, quanto maior a quantidade, mais barato sai o custo por litro. Esse é um dos motivos. Depois, também entram outros fatores importantíssimos, como receitas mais elaboradas que resultam em cervejas muito mais saborosas. A utilização de ingredientes de alta qualidade também faz toda a diferença para um estilo de cerveja mais sofisticado.

Diversos estilos de cervejas diferentes ganharam popularidade no Brasil nos últimos anos. Hoje em dia, todo bom fã de cervejas conhece as cervejas da família Ale, como as Pale Ale, as Strong Ale, as IPA, dentre outras, ou as cervejas de trigo, que ganharam bastante popularidade aqui em nosso país.

As largers também ganharam bastante destaque entre as cervejarias artesanais, porém, as grandes indústrias costumam utilizar milho ou arroz nas receitas para baratear o custo de produção. Além disso, o paladar do brasileiro está acostumado com o sabor da cerveja industrializada com esses ingredientes, porém, este panorama tende a ser modificado aos poucos.

Por que consumir cerveja artesanal?

Como já falamos aqui em nosso blog, os hábitos de consumo de cerveja no Brasil vêm se modificando gradativamente e o consumo de cervejas artesanais está crescendo cada dia mais.

Beber cerveja tem inúmeras vantagens, mas, com certeza, a principal é a experiência ao se tomar uma cerveja. Geralmente, o público que opta pela cerveja artesanal gosta de as apreciar com pratos elaborados para fazer a harmonização de sabores, ou seja, o consumo de cervejas artesanais, por si só, já atinge um público novo dentro do universo cervejeiro.

Apesar do público de cervejas artesanais ser bem menor do que o público de cervejas industrializadas, quem aprecia essas cervejas está cada vez mais fiel, difundindo a ideia para novas pessoas.

O fato é que as cervejas artesanais já caíram no gosto do brasileiro e vieram para ficar. Os estilos são variados e os fãs de cerveja são tentados a experimentar novos sabores e aromas, sempre elegendo os seus favoritos.

Por isso, caso você deseje iniciar neste novo mercado, vale a pena estudar os estilos, aperfeiçoar as técnicas e, com tempo e experiência adquirido, desenvolver caminhos para baratear os custos das suas receitas.

Aqui na Indupropil, você encontra kits de produção de cerveja para quem quer começar em casa, além de diversos tipos de kits de insumo para você testar diferentes receitas e, aos poucos, aperfeiçoá-las. Confira outras publicações em nosso blog, temos diversos conteúdos para produtores de cerveja independentes, além de diversas receitas que postamos sempre mensalmente. Se inscreva em nossa newsletter e receba tudo em primeira mão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *