Fazer a sua cervejaria artesanal ser um sucesso depende de muitos fatores que, quando bem executados e juntos, só proporcionarão êxito ao seu comércio!
Uma cervejaria artesanal pode comportar diferentes tipos de produtos e não apenas as cervejas em si. É claro que elas são o coração do negócio, mas com a onda de produtos independentes e alternativos, é possível transformá-lo em um espaço de vários artigos, aumentando as chances de torná-lo renomado e bem conceituado!

A sua cerveja é o carro chefe para fazer sua cervejaria artesanal ser um sucesso!

Não há como evitar: a cerveja sempre será o coração de uma cervejaria, não importa o quanto o mercado se reinvente.

Tomar cerveja é muito mais do que um simples gesto para se refrescar ou relaxar. É um ato social que apresenta um impacto enorme na nossa sociedade, não apenas a brasileira.

A bebida é o produto favorito e o principal motivo dos happy hours, das saídas à noite entre amigos e casais. A maioria das atividades sociais, sejam shows, assistir a jogos de futebol, reunir a galera, comer algo diferente, envolve tomar uma gelada. Já reparou?

O tipo da cerveja é também um ponto importante, já que seus apreciadores estão cada vez mais sofisticados e exigentes. Não basta reunir os amigos para tomar uma mera cerveja comercial e aguada, o interesse pelos rótulos diferentes, pelos sabores especiais, exóticos ou tradicionais já ganharam as discussões da mesa de bar e viraram tema de discussões sérias. Os amigos querem mostrar aos outros aquele aroma diferenciado e aquela bebida mais amarga. Todos querem experimentar e descobrir novos paladares!

A qualidade da sua cerveja te joga algumas regras: servi-la com procedência e nas condições e temperaturas adequadas de cada modelo é fundamental, além de copos específicos para cada tipo. Tudo isso dá ao consumidor um senso de profissionalismo e o faz sentir que esse é um ambiente sério para quem busca grandes experiências!

cervejas artesanais com petiscos - Indupropil

Atendimento de qualidade é tudo!

Nem a cerveja mais deliciosa do mundo manteria aberto um estabelecimento com estrutura e atendimento ruins. Investir na estrutura e atendimento é tão importante quanto a bebida em si. Demonstrar qualidade em ambos dobra a chance de fidelizar os clientes. Eles entram por um e ficam por ambos!

Aposte em um atendimento diferenciado, treine os garçons e garçonetes para serem amigáveis, saberem lidar com os grupos variados de clientes e para que tenham abordagens mais direcionadas e dediquem um tempo especial a eles.

Prepare os funcionários para entenderem sobre as bebidas disponíveis no estabelecimento, a forma ideal de consumo, a origem da receita, suas especialidades e curiosidades e, dentre os alimentos e condimentos que também aparecem no cardápio, quais deles harmonizam melhor com cada tipo de cerveja.

Fazer a sua cervejaria artesanal ser um sucesso dependerá muito da articulação dos seus colaboradores, ninguém pode realizar todo o trabalho de um negócio sozinho.

Monte um cardápio caprichado com as variedades de cervejas, dê dados técnicos, como os principais processos, nível de I.B.U.s, família de cervejas, origem e afins. Isso instiga o desejo dos clientes em experimentar cada uma delas, escolher a favorita e debater os sabores com os amigos.

três cervejas artesanais - Indupropil

Estabeleça Um Conceito!

Conceito é a palavra-chave! Sua cervejaria deve ser atrativa, por isso, não economize em recursos que promovam descontração e divertimento, como karaokê, sinuca, mesas para pôquer e truco, apresentações de stand-up, shows de bandas regionais.

Dê uma identidade ao estabelecimento, torne-se apoiador dos artistas, dos comediantes, incentive as tribos a frequentá-lo e se sentirem bem-vindas. Seja um lugar que preza e respeita a diversidade!

Se conseguir escolher um nome, um logo e até um mascote, é ainda melhor! Tenha uma página ativa nas redes sociais e faça promoções regularmente para ajudar a marca crescer!

Invista em uma culinária diferenciada!

As boas e velhas porções de salame, batata e calabresa têm seu lugar marcado no coração de muitos dos cervejeiros, mas que tal ir mais além?

Os hambúrgueres artesanais, assim como outros pratos gourmet, estão fazendo um sucesso estrondoso. O melhor disso, é que você pode até mesmo terceirizar a tarefa para um chef especializado. Temakis, hot philadelphias, sobremesas especiais… Esses pratos juntariam em um só lugar diversos artigos inovadores e amados por muitos consumidores.

Pense no público de uma forma ampla: pode ser que várias pessoas fiquem sem petiscar junto de suas cervejas por achar os pratos gordurosos. Ora, muitas delas têm feito regimes e, ser capaz de levar comidas que não as force a quebrar a dieta para curtir, é uma ótima ideia!

Você pode oferecer pratos magros, porções de salada bem condimentadas, chips de legumes, molhos especiais, produtos sem glúten. No fim, a maioria desses pratos são relativamente simples e baratos de se produzir.

Outra opção interessante é considerar o público vegano. Você pode fazer variadas substituições para fornecer petiscos e hambúrgueres livres de consumo de origem animal.

torneiras de chopp artesanal - Indupropil

Invista em transmissão de esportes ao vivo!

Um bom pay-per-view é capaz de fazer uma grande diferença. Nós sabemos como torcedores amam tomar uma boa cerveja reunidos para assistir seu time do coração. Por isso, dê todo o suporte para eles, crie um espaço especial para essas situações, faça decorações e promoções em momentos como finais.

E a transmissão de esportes não precisa ser exclusivamente para o futebol. Transmita lutas, futebol americano, basquete. Hoje em dia há muitos fãs variados no Brasil, fique sempre por dentro da agenda dos principais campeonatos, geralmente eles acontecem com intervalos entre si, justamente para que os apaixonados possam apreciá-los.

Além dos esportes tradicionais, é possível transmitir, também, E-Sports, League of Legends, Dota 2, Counter Strike, Starcraft II. Os games contam com um público quase tão grande quanto o de esportes populares. Os fãs ficariam extasiados em saber que existe um ambiente em que podem curtir as finais globais de seus games favoritos!

Fazer sua cervejaria artesanal ser um sucesso, portanto, é uma experiência de carinho. Muitos apaixonados e curiosos aparecerão e cada fator somará um ponto para fazê-los ficar.

As cervejarias artesanais estão ganhado um status e se tornado ambientes diversificados e inovadores, o ramo é promissor e pode ir ainda mais longe!
Na página da Indupropil você encontra itens completos para a produção da bebida e diversos artigos sobre o ramo da cerveja artesanal para ficar sempre por dentro das novidades. Confira e assine nossa newsletter!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *