Cervejas inspiradas em desenhos, livros, séries e filmes existem para os fãs mais diversos títulos. Separamos uma lista com algumas dos rótulos mais populares, curiosos e engraçados;

Duff

Matt Groening, criador dos Simpsons, disse que jamais licenciaria a imagem da cerveja Duff, favorita do protagonista Homer Simpson por medo de incentivar crianças a beber. A imagem da cerveja foi reproduzida promocionalmente por algumas cervejarias, geralmente nos modelos American Lager. No México, no Brasil, e distribuída em diversos países no continente americano sem nenhum problema de patente ou licença com Groening.
Certamente um dos exemplos mais clássicos de cervejas inspiradas em desenhos!

First Rule!

A IPA (India Pale Ale) da cervejaria Ninkasi é inspirada no livro e posterior filme de grande sucesso do autor Chuck Palahniuk e dirigido por David Fincher, Clube da Luta (Fight Club), que conta a história de um protagonista que sofria de insônia e, ao conhecer Tyler Durden, tem sua vida envolta numa série de eventos disruptivos.

Mystery Brewing

Outra cervejaria americana que soube aproveitar alguns trocadilhos da literatura universal. Com artes belíssimas, produzem cervejas com nomes de importantes autores, como Charles Dickens, autor de Oliver Twist, Victor Hugo, autor de Os Miseráveis e Notre Dame e Beatrix Potter, criadora de Peter Rabbit.

Imperial Stout Trooper

Stout Imperial com a imagem dos icônicos Stormtroopers, exército de clones do nefasto Darth Vader, na série de filmes, quadrinhos, livros e games de George Lucas, Star Wars. Aparentemente o autor não gostou muito da associação da imagem de seus Troopers com cerveja e eles resolveram fazer algumas mudanças…

Warcraft

A série mais famosa de games de fantasia online, World of Warcraft, com a chegada de seu filme para os cinemas acabou ganhando uma edição limitadíssima de lagers Tsingtao na China, onde a caixa com 16 continha uma arte colecionável das personagens do game. Os números foram muito limitados e a procura enorme pelos fãs no Ebay.cerveja warcraft - Indupropil

 

Oregon’s Rogue

A cervejaria Rogue é conhecida pelas embalagens e inspirações bem fora dos padrões. Uma de suas mais famosas cervejas leva o nome do bardo de Stratford-Upon-Avon, Shakespeare. Uma stout que na publicidade é vendida como uma cerveja para “molhar os pentâmetros iâmbicos”, referência à métrica de seus poemas.

Outra cerveja infame da companhia foi a Voodoo Doughnut Maple Bacon Ale, que, além do nome muito sugestivo, vem em um frasco rosa e seu estilo smoked beer tenta remeter à uma sabor defumado.

Monty Python’s Holy Grail

A mundialmente notória trupe de humor britânica dos anos 70 Monty Python produziu um longo show semanal e alguns filmes que se tornaram cult, como Holy Grail, trocadilho com seu filme mais famoso, Monty Python & The Holy Grail, sobre os heróis da távola redonda de Rei Arthur em busca do cálice sagrado (holy grail). A Black Sheep, cervejaria inglesa, não pôde perder o trocadilho infame (Ale = tipo de cerveja, grail = cálice, ail e ale possuem pronúncias muito similares na língua inglesa) e fez sua pale ale britânica.

Cervejas de Bandas

Muitas bandas, especialmente de metal, que tem um público notório por ser apaixonado por cervejas, cederam sua assinatura para a produção de rótulos. A banda de Iron Maiden com sua Trooper Ale, uma British Pale Ale com o tamanho de um pint, tipo de copo comum nos pubs britânicos. O Motörhead, com sua Bastard Ale, a Destroyer da banda KISS, AC/DC com sua Pale Lager no estilo australiano, a brasileira Sepultura com sua Weizen de trigo, a infame Impaled Ale da banda não menos infame GWAR, a Faithful Ale, da banda de grunge Pearl Jam, a Ragnarök da banda de viking metal Amon Amarth, além de outros títulos de bandas underground de metal que foram distribuídas pela Three Floyd, com belas artes e temas celebrando o aniversário de algumas bandas icônicas do cenário do metal.

Cerveja The Trooper - Iron Maiden - Indupropil

Kaze no Tani

A cerveja inspirada em desenhos mais artísticos e filosóficos de Miyazaki, patrono da japonesa Ghibli, amada por obras como Shihiro e Totoro.

50 Shades of Gray

Até a série de livros e filmes 50 Tons de Cinza ganhou uma edição luxuosa em forma de cerveja, a Innis & Gunn produz cervejas afrodisíacas e selecionou 50 ingredientes afrodisíacos especialíssimos de ao redor do mundo para produzir sua limitadíssima série 50 Shades of Green, que vinham em uma belíssima embalagem.

Cinema Brewers

Um dos exemplos mais legais e inspiradores, a Cinema Brewers, produziu cervejas pela Durtmund BIer, da Holanda, alguns rótulos inspirados em filmes, os 4 primeiros foram King Kong, uma Belgian Tripel baseada no filme homônimo do gorila gigante, Rebel, West coast IPA baseada no clássico Juventude Transviada com James Dean, Paradiso Ipa, baseada no clássico italiano Cinema Paradiso e a 5$ Bier, inspirada no cult noir Pulp Fiction e tem produzido mais títulos, como Dancing Dirty.
A ideia é que uma parte da arrecadação financiará a produção de curta-metragens, com o primeiro já no prelo, um curta sobre o movimento nacional de cervejas artesanais.

 

A cultura pop é um ambiente muito produtivo de imagem para todo tipo de produtos e fãs dariam muito para colecionar seus artigos, ainda mais cervejas, que são paixão mundial entre muitos geeks que estão sempre atualizados dos artigos mais raros e exóticos. As artes sempre ficam deslumbrantes, as referências icônicas e é uma chance de explorar muitos sabores que dialoguem com as obras.
Juntar coisas que movem tanto a paixão e nostalgia de consumidores ao redor do mundo certamente é um case de sucesso garantido!

Para mais conteúdos como esse, acesse nossa página, assine a newsletter e compartilhe nas redes!

Cinema brewers - Indupropil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *