Saber como fazer a Munich Helles Lager é uma boa para quem é fã das lagers Pilsner mas está saturado daquelas populares do mercado, aguadas e sem presença. Com a Helles é diferente! Uma Pilsner dourada, de colarinho branco e cremoso, límpida e com um malte notório, sem chegar ao adocicado e um amargor moderado. Ideal para se refrescar e ser acompanhada por carnes mais leves, vegetais assados. Seu sabor moderado combina com uma série de comidas!
Pensando nisso, trouxemos uma receita especial da Munich Helles Lager para você impressionar os amigos e ganhar chance de vender uma cerveja diferenciada dos padrões:

Afinal, como fazer a Munich Helles Lager? Anote aí a receita!

Tenha tudo preparado e corretamente sanitizado, os plugs da torneira ligados e a água mineral separada. Essa receita equivale a um volume de 20 litros de cerveja e se baseia no kit de insumos para fazer Munich Helles Lager da Indupropil.

Vamos lá?

Preparação:

Em um caldeirão, separe 21 litros de água mineral para ser fervida a 50oC e adicione os maltes inclusos no kit de insumos, devidamente moídos.

A brassagem será feita seguindo a gradação de temperaturas das rampas. Comece a 50oC, por 15 minutos, depois vá subindo a temperatura até 63oC em média e mantenha a brassagem por 60 minutos. Próximo do final, aumente para 72oC por mais 20 minutos e mais 1oC por minuto até atingir 80oC para concluir.

Recirculação

Após a primeira fervura para criar o mosto, deixe-o descansar por 15 minutos com o fogo desligado. Com a estrutura de recirculação ou com o auxílio de uma escumadeira, jogue levemente o mosto por cima dos grãos, sem agitá-los muito. Faça esse processo por 15 minutos, até perceber que a solução do mosto está mais cristalina.

Depois, despeje com cuidado ou trasfegue o mosto para um novo reservatório. Caso queira aumentar mais um pouco o volume do mosto, faça uma lavagem dos maltes cuidadosamente para obter mais insumo.

Fervura

Com a panela de tampa semiaberta, em temperatura máxima de 70oC, deixe o mosto ferver por 1 hora. Nos primeiros 20 minutos, adicione o lúpulo do kit de insumos e continue a fervura até atingir 1 hora completa. Guarde uma terça parte do lúpulo para acrescentar apenas nos últimos 10 minutos da hora de fervura.
Após a fervura, use o chiller para descer a temperatura do mosto até 30oC e, se preferir, vá fazendo o whrilpool (mexendo o mosto para criar um redemoinho no centro) por 10 minutos. Para ajudar na clarificação, ao final da fervura você pode adicionar um pouco de Whirfloc, aditivo que ajuda a aglutinar os sedimentos do mosto e clarificar sua lager.

Fermentação

Depois de retirar as impurezas e dar uma clarificada extra no mosto, trasfegue a bebida para seu fermentador cônico e inocule o envelope de fermento do kit de insumos.

Mantenha o fermentador longe da luz e em temperatura ambiente por 4 dias. Então, por mais 4 dias, em uma temperatura média de 12oC, e, após, mais 10 dias em uma temperatura próxima de 0oC, afinal, as lagers possuem baixa fermentação e precisam de temperaturas rígidas para a fermentação ideal.

Envase

Com todo seu equipamento para envase devidamente sanitizado, prepare o priming: ferva 400mls de água mineral com 100 gramas de açúcar e 3 gotas de limão e adicione na cerveja.

Esteja atento para selar bem as tampinhas, as lagers são mais dependentes da gaseificação para ficarem no ponto.

Feito o envase, deixe-as descansando em torno de 15 dias, em pé, e em temperatura ambiente. Passado esse período, guarde-as com refrigeração por mais 2 ou 3 dias antes de consumir.

Clarificação

Caso queira dar um aspecto mais cristalino, comum às lagers desse tipo, você pode adicionar gelatina sem sabor, dessas encontradas no mercado mesmo. Faça uma pequena solução com água e gelatina antes de colocar o fermentador na refrigeração, isso também ajuda a capturar os sedimentos. Mas, se você já optou pelo Whirfloc, talvez seja o suficiente. Fica a seu critério decidir o nível de clarificação que deseja.

Conclusão

Gostou da nossa receita? Apesar de ter a aparência mais simples, as lagers dão um pouco mais de trabalho, mas valem totalmente a pena para criar uma opção às pilsners padrão. Certamente você impressionará os amigos e clientes trazendo sua pilsner alternativa e sofisticada!

O portal da Indupropil traz todo o equipamento necessário para você produzir sua cerveja artesanal, até nos mínimos detalhes. Em nosso blog você fica por dentro de uma série de postagens interessantes, receitas, dicas e novidades sobre o universo das bebidas artesanais. Não deixe de conferir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *