Você, que é cervejeiro ou interessado no assunto, já deve ter percebido que as cervejas artesanais com ingredientes diferentes vêm, cada vez mais, conquistando o paladar dos brasileiros. São opções com frutas nacionais, como banana e jabuticaba, especiarias, como coentro e gengibre, e sabores inusitados, como bacon e peixe – que são, no mínimo, curiosos, não são?

Apesar da grande variedade de sabores que podemos encontrar, é essencial que você domine a receita básica antes de se arriscar com produções diferentes. Hoje, vamos falar sobre os tradicionais insumos para cerveja artesanal e quais as opções para inovar na sua criação, compondo receitas bem diferentes.

Aqui, no blog da Indupropil, já falamos diversas vezes sobre a importância de investir em ingredientes de qualidade. Porém, nunca é demais reforçar que um bom resultado depende diretamente dos ingredientes e dos equipamentos utilizados na produção de cerveja artesanal.

Antes de falar mais sobre quais são os insumos básicos e suas possibilidades de variação, precisamos esclarecer uma dúvida que pode surgir nesses momentos: existe diferença entre insumos e matéria-prima?

Qual a diferença entre insumo e matéria-prima?

As palavras são comumente utilizadas com o mesmo significado, mas há distinção. Matéria-prima se refere à composição de algo, do que aquilo é feito, o que faz parte do produto em questão. Insumo envolve tudo o que foi utilizado para a produção, desde a matéria-prima até os equipamentos e recipientes.

No caso da cerveja artesanal, podemos dizer que malte, lúpulo e água, por exemplo, são tanto matéria-prima quanto insumos. Já os baldes, moedores e filtros fazem parte dos insumos – nesta lista também podem estar a energia utilizada e até a mão de obra – ou seja, tudo o que foi envolvido no processo de produção.

A combinação desses fatores, quando escolhidos com base na melhor procedência, é o que garante a qualidade do resultado. No site da Indupropil temos diversos insumos para cerveja artesanal – matéria-prima, equipamentos e acessórios necessários para a sua produção.

Depois de conferir as dicas sobre insumos tradicionais e diferentes, dê uma olhada em nossas opções e garanta o melhor custo-benefício do mercado, além de adquirir receitas personalizadas!

Quais insumos para cerveja artesanal não podem faltar em minha receita?

Essa lista já apareceu em nossos posts algumas vezes. São os ingredientes básicos para, praticamente, qualquer receita de cerveja artesanal – os insumos básicos, que todo mundo conhece. Nesse caso, vamos tratar primeiro da matéria-prima para depois comentar sobre os equipamentos. Confira quais são eles:

  • Água

Já ressaltamos, antes, a importância da água no processo de fabricação da cerveja; Ela está presente em todas as etapas de produção, além de compor mais de 90% do produto final.

  • Malte

Assim como a água, o malte é essencial para a cerveja. Você já viu, aqui no blog, qual a função do malte na cerveja – lembrando que o malte não é o grão em si, mas o processo ao qual os grãos são submetidos.

  • Lúpulo

Esse ingrediente é adicionado durante a fervura do mosto e é o responsável pelo sabor amargo e o aroma da cerveja.

  • Leveduras

A levedura é o agente fermentador das bebidas artesanais. É um fungo que se alimenta do amido dos maltes, sendo fundamental no processo de fermentação da cerveja.

Como inovar na escolha de insumos para cerveja artesanal?

  • Aposte em ingredientes incomuns

Como dissemos, os mestres cervejeiros têm ousado cada vez mais ao utilizar matérias-primas que jamais pensaríamos em combinar com a cerveja. Você também pode fazer diferente – basta tomar cuidado com os efeitos de cada ingrediente e saber em qual etapa do processo adicioná-los para não estragar a receita.

Com as frutas, por exemplo, não é só incluir uma opção de qualquer jeito. Tem de haver muita pesquisa e testes para extrair o melhor sabor – que é o que importa no final.

Dependendo do que você adicionar, haverão mudanças de cor, aroma e corpo.

É possível adicionar as frutas no final da fervura, durante a fermentação ou a maturação ou já no envase – nesse caso, prefira extratos sem açúcar. Fique atento e não tenha medo de testar as possibilidades.

  • Faça combinações inusitadas

Outra dica é criar combinações diferentes com ingredientes que você já utilizou antes, criando uma composição interessante. É possível unir, por exemplo, limão siciliano com especiarias, como o gengibre, para uma combinação que já sabemos que funciona muito bem.

Algumas opções podem incluir café com caramelo, sal rosa do himalaia e sálvia ou uma combinação de frutas vermelhas. Leia mais: Como fazer cervejas diferentes?

  • Utilize equipamentos diferentes

Os insumos, além da matéria-prima, envolvem equipamentos, ferramentas e a mão de obra – como você já sabe. Esses fatores, quando combinados, podem modificar totalmente o processo artesanal, garantindo mais qualidade no produto e eficiência na produção.

  • Equipamentos profissionais

Depois de adquirir o básico para produzir sua cerveja, é hora de investir em equipamentos que conferem mais qualidade ao produto, como os fermentadores rotomoldados, filtros para o tratamento correto da água e em fundos falsos e bazookas para fazer a clarificação de forma mais prática.

  • Adquira mais conhecimento

Por fim – mas não menos importante -, a mão de obra: encare seu conhecimento como uma ferramenta essencial! Você precisa estar por dentro das atualizações do mercado para aperfeiçoar, ainda mais, sua produção, seja ela profissional ou para o lazer. No site da Indupropil oferecemos cursos e livros para que você aprenda sempre mais. Aproveite!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *