Não existe investimento melhor do que o conhecimento: ele é transferível sem ser perdido por quem compartilha. É um bem que agrega a nós como seres humanos, profissionais e transforma cada pessoa de um jeito único.

Os cursos para cervejeiros, por exemplo, são uma realidade cada vez mais acessível.  Você não precisa mais abandonar tudo para passar semanas em Viena, em um mosteiro, para aprender os grandes segredos do mosto – fique tranquilo – o conhecimento é algo progressivo e, mais importante do que certificações caras e mirabolantes é a experiência, o diálogo e a observação!

Continue a leitura para saber mais!

O mundo da cerveja artesanal hoje no Brasil

Se você ingressou nessa paixão pela cerveja artesanal ao ponto de sentir vontade de se especializar, certamente não foi apenas o gosto por sentar na mesa de bar e beber uma pilsen industrializada.

A nova wave de cervejas artesanais ganhou o país na última década. E ela une muitos valores importantes ao redor do mundo. Os EUA dos anos 60 e 70 tiveram um boom de brewers.  Isso tem um significado especial para um país de princípios liberais que, por tanto tempo, sofreu graves sanções sobre as bebidas alcoólicas.

No Brasil, um país que consome muita cerveja, o revival da tradição cervejeira tem muita relação com o monopólio da indústria de bebidas, que é um dos maiores e tem declinado em qualidade.

Descobrir uma nova forma de consumir e fazer o que se ama é sempre algo grandioso. A cerveja fazer parte da nossa cultura não significa apenas consumi-la.

O crescimento da produção artesanal está unindo muitos amigos e apaixonados por cervejas, impulsionado por empresas que têm se especializado a um novo nível para atender essa comunidade, como a própria Indupropil, que tem orgulho de fazer parte de muitas histórias.

Cervejas

O consumo das bebidas artesanais caiu no gosto popular e se tornou uma atração que encontrou adeptos e outros nichos igualmente engajados, como o das comidas artesanais. Essa revolução na forma de consumo abriu muitas portas para o produtor caseiro também começar a vislumbrar um mercado viável para sua produção, onde a qualidade é um grande diferencial e os consumidores estão dispostos a experimentar, avaliar, criar comunidades, discutir e se engajar no tema!

A importância dos cursos de cervejeiros e suas modalidades

Produzir cerveja não é das atividades mais simples. Bebidas desse tipo possuem muitas nuances e especialidades. Cada tipo apresenta um processo e um grupo de insumos diferente.

Existem muitas formas alternativas de fazer acontecer e muitas a serem criadas!

No Sul brasileiro há uma concentração considerável de cervejarias, uma parte disso se dá pela ascendência colonial alemã da região. A Oktoberfest do sul é uma das mais movimentadas do mundo, o que cria uma cena muito propícia para o encontro de apaixonados, e a cerveja é sempre um dos principais tópicos.

Mas não é apenas no sul, o eixo Rio-São Paulo também é repleto de eventos. A bebida conquistou os corações de diversas tribos e ascendências: os roqueiros, os hipsters, os europeus, os americanos, os fãs de futebol, de pagode, enfim.

Apreciando diferentes cervejas

Quanto mais cresce a mobilidade, mais presente se tornam as cervejas artesanais! No Brasil, eventos como o IPA Day, a festa da cervejaria Blumenal, a BeerFest, o Festival de Paraty, Mondial de La Bière, o Nocaute e muitos outros festivais não envolvem apenas a degustação, mas concursos, networkings e discussões profissionais do assunto.

Certamente a internet é uma ótima janela para o mundo, mas é fundamental sair e buscar fora da bolha virtual! Tanto para a satisfação pessoal de produzir cervejas caseiras ou para ascender profissionalmente nesse mercado em franco crescimento, o diferencial é tudo. Cada dia mais marcas surgem e o ponto não é sobre competir com elas, e sim ter sua própria identidade.

O Brasil dá ótimos exemplos de cervejas produzidas com ingredientes especiais oriundos das ricas regiões da nação. A identidade, o branding, a arte, o marketing, o conceito, tudo isso é tão importante quanto o líquido em si. Comprar uma nova cerveja artesanal é comprar uma experiência!

Os tipos de curso

Você já pode estudar seu ofício cervejeiro de diversas formas, há muitos livros produzidos com fineza para introduzir aos novatos, muitos canais de cervejeiros engajados, mas esses artigos costumam ser introdutórios e não conseguem ir tão fundo no tema, devido às limitações práticas.

Entre os diversos eixos de comunidades cervejeiras, você encontra oportunidades únicas para participar de eventos especializados, conduzidos por profissionais. Na página da Indupropil você poderá conferir eventos atuais e adquirir seu ingresso, mantenha este link nos seus favoritos e consulte-o com regularidade.

Curso Cervejeiro Indupropil

– Masterclasses

O Brasil apresenta muitos casos de sucesso no ramo da cerveja artesanal, mas, não raramente, masterclasses costumam ter profissionais credenciados ou de notório saber de outros pontos do mundo.
Nas masterclasses você será conduzido por um profissional no ofício através de um tema selecionado, geralmente um que o host domina muito. Tendo sempre um momento para perguntas e networkings com o convidado e seus representantes.

– Workshops

Diferente do curso, a Workshop aborda um tema de forma mais ampla e prática, ideal para aqueles que querem se introduzir com mais segurança no mundo das bebidas artesanais. Por concentrar diversos interessados com um nível técnico parecido, além de um ótimo ambiente para praticar de forma supervisionada, é bom para fazer amizades, contatos, networkings e trocar experiências e ideias, especialmente porque esse tipo de evento tem muita interatividade, o que proporciona, como em poucos ambientes, o diálogo.

– Conferências

Reunindo uma série de profissionais do ramo, as conferências geralmente selecionam um tema a ser debatido, promovendo apresentações individuais destes convidados e uma mesa de debates, além de não serem raras as sessões de perguntas.

Oportunidades

A Indupropil, uma das líderes do mercado brasileiro na produção e distribuição de equipamentos voltados para o mundo das bebidas artesanais, está sempre organizando e fazendo parte de eventos, desde feiras até masterclasses introdutórias completas.

Para ficar por dentro de todos esses cursos, assine nossa newsletter e fique de olho em nossa seção de ingressos. Agregar conhecimento e know-how profissional é o maior diferencial para o mercado e para a vida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *